sexta-feira, 29 de abril de 2011

AGAVE ATTENUATA


AGAVE-TROMBA-DE-ELEFANTE


Também conhecida como agave-dragão, é semi-lenhosa, perene, ereta, caule curto, originária do México, de 1,0-1,5 m de altura. Folhas largo-lanceoladas, de cor verde-acinzentadas, cerosas, suculentas, espessas, formando uma roseta densa.

Inflorencência ocasional, de forma cônica cilíndrica, grande e recurvada, com flores pequenas sem impotância ornamental.

Presta-se para o plantio isolado e formação de grupos maciços, a pleno sol, que se adensam pelas inúmeras brotações laterais do caule atingindo vários metros de diâmetro. Não tolera temperaturas baixas de inverno, ficando seu cultivo mais indicado para as regiões tropicais e subtropicais do país.

Multiplica-se com relativa facilidade pelos bulbilhos que se formam ao longo da antiga inflorescência e pelas mudas laterais formadas a partir da base do caule que podem ser removidas.


Uma bela florada


  A natureza sempre nos surpreende com muita beleza.
Essa orquídea, ficava em um vaso  na varanda, como tive que viajar amarrei-a numa árvore e qdo voltei... olha que belo presente.

080721hpfamily202_m-1

Tenha um lindo dia!




"Guarde otimismo, com tamanha elevação que os contratempos da vida não lhe venham a ferir."



terça-feira, 26 de abril de 2011

ABACAXI ORNAMENTAL

MINI-ABACAXI-ORNAMENTAL


Bromélia rústica, de folhagem e frutos ornamentais. As folhas são verdes, alongadas e com espinhos nas bordas e os frutos são avermelhados.

Pode ser plantado em vasos e ficam muito lindos, pela graciosidade dos frutos. É comum o uso em grupos ou como bordadura, tendo o cuidado dado a agressividade dos espinhos.


Devem ser cultivados a meia-sombra em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante ao frio e às geadas.

Multiplica-se por divisão da touceira e pelas mudas que surgem na coroa do fruto. Deve-se ter o cuidado ao manipular e procurar usar luvas grossas.


☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

E por falar em abacaxi...


resolvi completar a salada com a fruteira e uns bolinhos, que eu amo fazer.

☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

Tenha um lindo dia!


"Cultive a paciência nos momentos difíceis, abstendo-se de agravar tribulações e problemas."


sexta-feira, 22 de abril de 2011

BELAMCANDA CHINENSIS

FLOR-LEOPARDO

Herbácea rizomatosa, perene, florífera, originária da China e Japão, de 50-90 cm de altura. Folhas achatadas, longas e dipostas sobre a haste na forma de leque.

Inflorescências eretas, ramificadas, com flores amarelo-alaranjadas pontilhadas de amarelo, formadas quase o ano todo.


Cultivada a pleno sol, em bordaduras acompanhando muros, muretas e paredes, ou em grupos formando conjuntos isolados no meio do gramado, em canteiros permeáveis e férteis. Pode ser cultivada em todo territorio nacional.

Multiplica-se através da divisão dos rizomas e também por semeadura, que apresentam bom teor de germinação, até mesmo de maneira espontânea nos arredores da planta-mãe.
man_holdingbuckets_md_wht.gif (11755 bytes)





PÁSSAROS DO MEU JARDIM

Aprendi a reunir as fotos e juntei algumas  de sanhaços e saíras que já fotografei no meu jardim e fico feliz em poder mostrá-los a você que me visita.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA
 Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".
Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.
Entre os seus símbolos encontram-se:

O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho

Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". (Autor desconhecido)

Que você tenha uma Feliz Páscoa.

Tenha um lindo dia!

"Procure ouvir a esperança e você encontrará a certeza da vitória."


segunda-feira, 18 de abril de 2011

TECOMARIA CAPENSIS

TECOMÁRIA

Arbusto lenhoso, escandente, originário da África do Sul, de 2-4 m de altura, de florescimento muito decorativo. Folhas compostas pinadas, com 9 folíolos dentadas e brilhantes.

Inflorescências terminais, com flores tubulares, recurvadas, de cor vermelho-alaranjada ou amarela, formadas durante o verão. As flores são muito visitadas pelos beija-flores.

Geralmente é cultivado com apoio de um arrimo como coluna, grade, parede ou muro. É tolerante a baixas temperaturas.

Multiplica-se facilmente através de estaquia, devido ao fato de comumente não produzie sementes em nosso país. Estas devem ser cortadas preferencialmente no final do inverno e deixadas a enraizar em estufas.


Anoitecer no meu Ribeirão...

Há dias em que sinto como se estivesse vendo determinada paisagem pela primeira vez. Hoje foi um desses dias. Quando anoiteceu, a cor do céu era de um azul tão profundo que, me encantou e me deu uma saudade... de tudo e de todos.



Tenha um lindo dia!


 

"Guarde otimismo, com tamanha elevação que os contratempos da vida não lhe venham a ferir."


sexta-feira, 15 de abril de 2011

MALVAVISCO

HIBISCO-COLIBRI

Arbusto lenhoso, originário do México e norte da América do Sul, de 3-4 m de altura, muito ramificado, de folhagem e florescimento vistosos. Folhas ovalado-lanceoladas, dentadas e verde-escuras.

Flores solitárias, pendentes, vermelhas ou rosas, de longa durabilidade por permanecerem semi-fechadas, formadas no decorrer de quase o ano todo. 


É frequentemente cultivada em jardins para composição de renques que darão origem a cercas-vivas, que são periodicamente podadas. Também é cultivada como planta isolada. Apesar das flores estarem sempre fechadas, são muito visitadas por beija-flores. Não tolera geadas e frio intenso.

Multiplica-se facilmente por estacas.


Bela visita...

mesmo não conhecendo, entrou e logo se instalou dentro do vaso com bromélia.
 Fico feliz, pois são sempre bem-vindos, e eu estou sempre pronta para recebê-los.


 Tenha um lindo dia!



"Plante isso ou aquilo e você colherá dos recursos que semeou."



quarta-feira, 13 de abril de 2011

RUELLIA

PINGO-DE-SANGUE



Herbácea perene, ereta, nativa do Brasil, de 30-50 cm de altura., ramificada, com folhagem ornamental, constituida por folhas ovalado-lanceoladas.

Inflorescências terminais curtas, ramificadas, com flores vermelhas e pequenas que se formam quase o ano todo. Ocorre tambem as formas de flores róseas, brancas e amarelas.




É cultivada em vasos, em conjuntos ou renques junto a paredes, muros e muretas, em terra fértil, de boa drenagem, mantida úmida, a meia-sombra ou a pleno sol. 

A sua poda superficial a cada dois anos revigora a planta e melhora seu florescimento.

Multiplica-se por estacas e sementes. Estas germinam espontaneamente nas vizinhanças da planta-mãe.




C O G U M E L O S

Apreciados no mundo todo, os cogumelos servem de alimento e ajudam a manter o ecossistema.

Cercados de lendas os cogumelos formam espécies muito peculiares, que ajudam a limpar a matéria orgânica acumulada nas florestas.
Fico muito feliz quando os encontro pois, assim como os duendes, fizeram parte da minha infância e sempre cercados de mistérios.


Tenha um lindo dia!

"A sabedoria é um valor absoluto. Quanto mais você dá, mas você a tem."


domingo, 10 de abril de 2011

BARBA-DE-SERPENTE


Herbácea perene, rizomatosa, acaule, de folhagem ornamental, originária da China e Japão, com 20-40 cm de altura, com folhas laminares, estreitas, longas, espessas, recurvadas, surgindo da base da planta. A forma típica apresenta folhas verdes normais.

Inflorescências em espigas, curtas, com flores brancas, de impotância secundária como fator ornamental.


É cultivada em bordaduras ou como forração, em canteiros a meia-sombra, ou a pleno sol, com terra rica em extrato orgânico, permeável e devendo ser mantida úmida. É bastante tolerante a baixa temperaturas.

Multiplica-se facilmente por divisão de touceira em qualquer época do ano.




GAIVOTA
 
Na bela praia do Mar Grosso em Laguna-SC, minha querida cidade, as gaivotas sempre me encantam com seu olhar curioso.
A maioria das gaivotas, comem comida viva ou roubam alimento conforme surja a oportunidade. 


ave gaivota passaro roubando sorvete
Imagem: hype.science



Tenha um lindo dia!
 


"Detenha-se no bem e obterá o lado melhor das pessoas e circunstâncias."


quinta-feira, 7 de abril de 2011

BANANEIRINHA - DE - JARDIM

Grande grupo de herbáceas rizomatosas e perenes, obtido por hibridação e melhoramento com a participação de diversas espécies as bananeirinhas de jardim, também conhecidas como bananeirinha-da-India e cana índica, são plantas de 0,50 a 1,50 m de altura de folhagem rajada ou variegada.

Inflorescências eretas, com flores em vasta gama de cores, principalmente amarelas, vermelhas e róseas, grandes, que florescem quase o ano todo.
Próprias para canteiros a pleno sol, com terra rica em matéria orgânica, devendo ser renovados a cada dois anos. Não tolera temperaturas muito baixas.

Multiplica-se facilmente por divisão dos rizomas.



ÍRIS



Já falei sobre elas, mas sempre que vejo uma bela florada tenho que registrar.


Tenha um lindo dia!



"Não se imponha limites, mas sinta-se expandir cada vez mais assimilando tudo."


terça-feira, 5 de abril de 2011

THUNBERGIA GRANDIFLORA

TUMBERGIA-AZUL


Trepadeira semi-lenhosa, muito vigorosa, da India, de folhagem ornamental. Folhas ovaladas ou triangulares com alguns dentes, verde-escuras e brilhantes.

Flores solitáriasou em inflorescências curtas, azuis com o centro claro, formadas durante o decorrer de quase o ano todo, principalmente na primavera e verão.


Nota: observe os detalhes e a beleza dessa flor.

Possivelmente seja a trepadeira mais cultivadas em nossos jardins. Existe a variedade "Alba", as flores são brancas.

Cultivada a pleno sol, é apropriada para caramanchões, pérgolas, muros e cercas extensas. Trepadeira muito rústica, tolera temperaturas amenas.

Multiplica-se facilmente por estacas, principalmente se preparadas em estufas.



BELA IMAGEM

Pedi a meu marido para abrir a janela para que a borboleta pudesse sair e olhe só onde ela pousou.

 





 Como amo borboleta, e achei linda a cena, tive que registrar.



Tenha um lindo dia!
   
"Viver é lei da natureza, mas a vida pessoal é a obra de cada um."