quinta-feira, 10 de junho de 2010

B R O M É L I A S

                 3 0 0  ANOS DE SUCESSO

As bromélias fazem sucesso desde  1493, quando os europeus descobriram o abacaxi. De lá para cá, as bromélias conquistaram mais e mais espaço.


 Hoje, consideradas ornamentais por excelência, são ideais para quem quer aliar o amor a natureza à falta de tempo.

A família das bromeliáceas abriga uns 56 gêneros e cerca de 3 mil espécies.


Com exceção de uma única descoberta na África ainda em 1937, todas são originárias das Américas do Sul e Central e das regiões sulinas dos Estados Unidos.

Todas as bromélias possuem a mesma forma de crescimento.

Folhas formando uma roseta, que podem ser verticais ou achatadas e que, em alguns casos, assumem a forma de uma espécie de copo central, que retém água.

A razão para falar um pouco sobre as bromélias é que elas são exóticas, bonitas, resistentes e não precisam de tantos cuidados.









São,  por assim dizer, plantas ideais para pessoas que querem aliar a proximidade com a natureza à falta de tempo para a ela se dedicar.










Na foto da Bromélia acima consegui capturar um momento de descanso do pequeno e lindo visitante de meu jardim...

Sempre bem-vindo!



CURIOSIDADES:


É grande a variedade de plantas que servem de criadouro para pequenos animais, mas poucas conseguem hospedar uma fauna tão abundante e diversificada como as bromélias
Suspensas nas árvores, elas não abrigam apenas seres aquáticos. Em suas folhas podem ser encontrados também inesperados habitantes do solo e até do subsolo da floresta.

É que, além da água, uma boa quantidade de folhas caídas fica retida pela bromélia e todo esse material se decompõe lentamente, transformando-se num húmus muito semelhante ao do solo. Ela serve de residência para aranhas, besouros, centopéias, lesmas e até mesmo minhocas. Assim, não foi apenas o pântano que ficou suspenso com as bromélias: elas levaram para o telhado da floresta um pouco de seu chão e outro pouco do seu porão. Do ponto de vista ecológico, as bromélias conseguiram, literalmente, virar a mata de cabeça para baixo! Fontes de pesquisa: SVMA-SP (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo), Jornal O Estado de S. Paulo e Revista Superinteressante


Tenha um lindo dia. 


O amor não precisa ser expresso em palavras, tem que ser visto e sentido em ações; tem que irradiar de nós.

Um comentário:

  1. Quanto mais nos elevamos,menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.FNietzche)
    Etti teu blog ta lindo,sabe fico olhando e m vem a mesma sensação d criança quando m ajudavas num trabalho d escola(em termos prq a capa fazias)e eu ficava t admirando como uma pessoa magica como uma fada.esse sentimento magico ñ envelheceu...ai deuses c dscubrisse a formula....mais sei qual adfmiração amor , confiança.bjos

    ResponderExcluir