Também conhecido como Tritoma, o Lírio-tocha é uma herbácea rizomatoza, perene, originária da África do Sul, de 70-90cm de altura, com folhas lineares, longas e perenes.
Inflorescências longas, eretas, altas, densas, com numerosas flores vermelhas, tubulares, muito perfumadas, que se formam durante o inverno, de grande efeito decorativo e muito visitadas por beija-flores.
Adequada para plantio em touceiras isoladas, para bordaduras e para bordaduras de grandes conjuntos, a pleno sol, em canteiros com terra rica em húmus, de boa drenagem e irrigada periodicamente.
É bastante resistente a baixas temperaturas, desenvolvendo-se bem apenas em regiões de altitude no sul do país. Multiplica-se por divisão de touceiras.
PLANTIO: Ano todo. Plantar o rizoma a cada 50 cm ou mais um do outro. Deixar espaço para a formação das touceiras. A floração ocorrerá no final do inverno seguinte ao plantio. Não tolera excesso de água.
Sinonímia: Aloe uvaria, Aletris uvaria
Nome Popular: Lírio-tocha, tritoma
Família: Asphodelaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África do Sul
Ciclo de Vida: Perene
Para começar esta semana, da melhor forma, recebemos nossos visitantes com muita ALEGRIA!!
Acima a pose da Cambacica
O macho do canário-da-terra vigia seu território e canta para manter afastado os outros machos.
Interessante...
Comer como um passarinho - É um elogio? |
Há expressões do nosso dia-a-dia que advêm por certo de má informação. Ao contrário do significado da expressão, (comer pouco, apenas debicar a comida), os amigos passarinhos comem até bastante, tendo em conta o seu peso e medida. Muitas aves chegam a comer o dobro do seu peso por dia. |
Tenha um lindo dia e uma ótima semana!
"Assim como o orvalho ajuda a flor a crescer, da mesma forma a doçura exterior e interior nutre o desenvolvimento da amizade."
Oi Mamis!
ResponderExcluirNesta postagem a melhor dica foi a nova forma de se ver no espelho. hahahahahahahaha
Beijos no seu coração. Fer.