segunda-feira, 19 de julho de 2010

O R Q U Í D E A

         BRASSAVOLA  NODOSA

Pertencentes à grande família das orquídeas, as espécies do gênero Brassavola são naturais da região que se estende do México à Venezuela.

Assim como na maioria das orquídeas, a nodosa é uma epífita, ou seja, desenvolve-se no alto de árvores, onde se aproveita da sombra das copas.

Dentro deste gênero, a espécie destaca-se pelo tamanho, com flores de quase 10 centímetros de diâmetro e folhas de até 50 centímetros de comprimento, trata-se da maior estre essas orquídeas.

Perfumada, ela possui pétalas e sépalas estreitas, que lembram a forma de uma estrela. Ainda na flor o labelo se abre formando desenho de um coração.
São formas que se harmonizam em meio ao branco absoluto da inflorescência.


Curiosidade: 

Apesar da origem, seu nome homenageia um botânico europeu - o Veneziano Antonio Musa Brassavola - foi um médico italiano e um dos mais famosos de sua época. Ele era amigo e médico de Ercolo II, o príncipe de Este. Ele também foi médico dos Reis Francisco ICarlos VHenrique VIII e os papas Paulo IIIPapa Leão XClemente VII e Júlio III. Ele foi o primeiro a realizar com sucesso a traqueostomia, e publicado em 1546 esta realização. Ele estava na cadeira de filosofia em Ferrara e estudou botânica e medicina. 



Observe a rusticidade do cactos e a delicadeza com que a saíra pousa sem se preocupar com os espinhos a sua volta.
Podemos iniciar uma nova série...Onde está o visitante? 





Encontrou?







Agora olhe só a visita que recebi!

Foi entrando mesmo sem ser convidado e  foi bem recebido...
Espero que volte sempre.





Tenha um lindo dia.

É bom estar disponível ao vento, a chuva, ao sol, porque a vida é isso.



Um comentário:

  1. Oi Mamis!
    A vida está bem agitada no campo heim? Visitas a toda hora hehehehe Fala para esse lagarto vir visitar os primos de Floripa (estão aqui ao lado de casa com saudades)!
    Que linda orquídea!!!
    Beijos no seu coração! Te amo muuuuito. Fer.

    ResponderExcluir