segunda-feira, 30 de agosto de 2010

FREESIA REFRACTA

F R É S I A


Frésia, junquilho, frísia pertence ao grupo de herbáceas bulbosas obtidas por hibridação, de 20-30 cm de altura, da África do Sul e são conhecidas como "frésias multicoloridas". Folhas lineares, planas longas, que secam após o florescimento.

Inflorescências recurvadas, com flores duráveis, dispostas de um só lado, muito perfumadas, de inúmeras cores, formadas no inverno e primavera.

Cultivada em bordaduras ou conjuntos isolados, em canteiros a pleno sol, com terra estercada e irrugada a intervalos. Ótima também para flor de corte. Após a queda das folhas, os bulbos devem ser arrancados e armazenados até o novo plantio no outono. Aprecia climas frios, onde floresce mais intensamente.

Reproduz-se facilmente por divisão de bulbos, em substrato leve. 



 VISITA DA BORBOLETA



Quando criança  cantávamos assim:

"A borboleta
 foi na cozinha
 fazer chocolate
 para a madrinha..."

Hoje a madrinha logo diria:  CHOCOLATE  NÃO....estou de dieta.

Por isso, hoje a borboleta vem nos visitar e fica na janela olhando as flores.


Tenha um lindo dia.

"Devemos educar sempre e, se necessário, usar as palavras."



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CONFETE

C O N F E T E



CONFETE, também conhecida como FACE-SARDENTA é uma herbácea perene, nativa de Madagascar, de 50-90 cm de altura, de folhagem atraente.



Folhas arroxeadas, formadas durante os meses de verão, de importância ornamental secundária. Apropriada para formação de maciços, bordaduras a meia-sombra ou a pleno sol, em terra fértil, de boa drenagem e mantida úmida. Não resiste a climas muito frio, sendo, portanto mais indicada para regiões tropicais.

Multiplica-se por estacas, as quais enraizam com facilidade, principalmente quando cortadas após o florescimento e mantidas em local protegido onde a umidade possa ser mantida elevada.




Nosso destaque de hoje com um nome sugestivo que prefere o verão!! 
Não podemos deixar de pesquisar a origem do velho conhecido de nossos Carnavais...


Confete aparece pela primeira vez no carnaval de Roma sobre a forma de "confetti", ou "confeitos" de açúcar que as pessoas jogavam umas sobre as outras durante o corso nas ruas da cidade.
O confete de papel (geralmente branco, dourado ou prateado) é noticiado pela primeira vez no carnaval de Paris, em 1892.
Um fato curioso: em razão do adiamento do carnaval carioca daquele ano para o mês de junho, a folia da cidade pode utilizar a novidade no mesmo ano em que fora lançada na Europa.

Fonte: Wikipédia

mascara carnaval

Tenha um lindo dia.


"Só aquilo que o dinheiro não compra é realmente caro."




quarta-feira, 25 de agosto de 2010

KALANCHOE

KALANCHOE


A Kalanchoe tomentosa é diferente de suas parentes, essa "calanchôe" não se destaca pelas flores. Seu maior atrativo são as folhas verde-azuladas margeadas por pontos amarronzados.


Suculenta originária de Madagascar, acostumada com clima tropical seco, vai bem em vasos sob sol pleno ou meia sombra.


Seu crescimento é muito lento. Gasta anos para chegar a 50 cm de altura e não passa disso.



MAIS UM VISITANTE




Conhecido como Sanhaço do Coqueiro, é um pouco maior que o sanhaço azul. Vivem nesta árvore, a  Embaúba  que é garantia de alimento seguro e nutritivo. 
Gostam muito de bananas, sempre as coloco no comedouro. O seu canto é bem marcante.

É um lindo pássaro.


Tenha um lindo dia.

"Apesar dos nossos defeitos, somos estrelas vivas no teatro da existência."


terça-feira, 24 de agosto de 2010

HELICÔNIA

H E L I C Ô N I A

 

Também conhecida como banana-do-mato, helicônoa-transamazônica, banana-brava, caetê, pássaro de fogo é nativa da América do Sul (incluindo a Amazônia Brasileira). Aqui onde moro esta espécie é bastante comum, inclusive esta já fazia parte do meu terreno.

Inflorescência curta, ereta, com poucas brácteas grandes, rijas, bem espaçadas, com flores formadas no verão.

Cultivada como touceira isolada e em grupos formando maciços ou resques, a meia sombra, em locais úmidos e livres de geadas. Aprecia climas e úmidos.

É também utilizada como flor de corte e multiplica-se por divisão de touceira.


------------------

Vista do Molhes da Barra - Laguna/SC.


Local ideal para a pesca com caniço, linha e tarrafa, a Praia Molhes da Barra oferece ótima formação de ondas, tornando-se um dos pontos principais de Laguna para a prática do surfe. Apresenta águas com uma temperatura mais amena em função da corrente marítima do Atlântico Sul, por isso pingüins podem ser observados por ali no outono e inverno, assim como botos, que interagem com os freqüentadores do lugar.

Redação: Marília G. Boldorini. Todos os direitos reservados (( Radar Sul )) 


Tenha um lindo dia.

Que sucesso e boa sorte sejam constante em sua vida.


boa_sorte


sábado, 21 de agosto de 2010

RHODODENDRON

A Z A L É I A

Grande grupo de arbustos lenhosos, muito floríferos, originários da China, formado por hibridação e seleção entre várias espécies, de 1-2 m de altura, de folhas decíduas ou semi-decíduas no inverno e um pouco ásperas.

As flores são variavelmente coloridas, brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas, surgidas no outono-inverno.

São intensamente cultivadas em vasos, bordaduras, em maciços, em grupos, mantidos podados ou não. A  pode somente pode ser feita após o período de florescimento.

Apreciam os solos ácidos e com boa fertilidade, bem como temperaturas amenas. Multiplica-se por estacas-ponteiro sob proteção de estruturas.


Vista da Lagoa de Santo Antônio dos Anjos...


No horizonte morros do Distrito de Ribeirão Pequeno.




Lembrando a infância: quando criança atravessava esta lagoa de canoa. Não havia estrada,e, para chegar à cidade só de canoa. Lembro-me, que na revolução de 1964, por motivo de doença meu pai teve de me levar ao hospital, e em cima da ponte de Cabeçudas estavam os militares com metralhadoras para impedir a navegação.
Tivemos que ir à remo e a noite, pois o motor não podia ser ligado. Nos cobrimos com lona e só víamos os fachos das lanternas.


 Este foi meu primeiro pavor. Minha primeira aventura. Minha primeira turbulência.



Tenha um lindo dia.

"Sempre escute seu corpo. Ele sussurra, nunca grita."




quarta-feira, 18 de agosto de 2010

BROMÉLIA

B I L L B E R G I A

As plantas do gênero Billbergia são bastante parecidas com as espécies do gênero Achmea e, como tal, necessitam dos mesmos cuidados quanto ao cultivo.

Sua distribuição vai desde o Sul do México até a Argentina, onde são encontradas, em geral como epífitas. Crescem em grandes grupos sobre os galhos das árvores vivas ou troncos caídos, em locais abertos, onde conseguem receber luz mais intensa.

A maioria das espécies forma tubos cilíndricos, verticais e rígidos. As folhas são resistentes, tendo nas bordas fortes espinhos.

Ao contrário das outras espécies as flores tem vida curta duram apenas 1 ou 2 semanas. As flores são surpreendentes em tons de azul, verde ou amarelo, ofuscadas por grandes ramos de brácteas róseas ou vermelhas.

Após a floração a maioria das Billbergia produz bulbos bastante próximos à planta mãe. Os bulbos podem então ser destacados, enquanto a planta mãe deve ser replantada para produzir mais bulbos. Geralmente no ano seguinte as novas mudas já florescem.


CURIOSIDADE: O nome deste gênero de bromélias é uma homenagem ao botânico sueco Domingos Gustavo João Billberg.




-----------------------------------------


VISTA DO CAIS DE LAGUNA COM MERCADO PÚBLICO AO FUNDO


O atual mercado público já tem 52 anos: foi inaugurado em 1957, após um incêndio ter destruído o antigo em agosto de 1939. A antiga construção datava de 1897. 
Localizado às margens da Lagoa de Santo Antônio e ao lado do Mercado Público, no centro da cidade, o cais permite que pequenas embarcações e iates ancorem. Do cais (docas) podemos observar também um belo pôr-do-sol, e à noite, a lagoa iluminada pela pesca do camarão. 


Fonte: http://minhalaguna.blogspot.com/2009/10/mercado-publico-e-docas.html


Tenha um lindo dia.

"Quanto mais feliz você se tornar, mais felizes serão as pessoas a sua volta."







domingo, 15 de agosto de 2010

HELICÔNIA ROSTRATA

H E L I C Ô N I A   R O S T R A T A



Helicônia, caeté, bananeira do brejo, bananeira-ornamental, são os nomes dados a este arbusto rizomatoso, entouceirado, originário da Amazônia peruana (possivelmente também do Brasil), de 2,0-3,0m de altura, com florescimento muito ornamental.




Inflorescências pendentes, longas com brácteas em forma de barco, curtas e largas de cor vermelho-viva com margem amarelada, muito vistosas, formadas no decorrer de quase o ano todo, com predominância no verão.


Cultivado a pleno sol ou meia sombra, como planta isolada formando touceira, em grupos ou renques, em terra fértil, irrigada a intervalos. É cultivada também para produção de flores de corte usadas para arranjos florais.

É sensível a baixas temperaturas de inverno. Multiplica-se facilmente por divisão da touceira.

Obs.: Considero esta a mais linda flor da família das helicônias e ganhei de uma pessoa que é muito especial e que eu amo e que ama plantas e animais.





--------------------------------

Gaivota descansando na praia do mar grosso em Laguna. 
Dia muito frio em Santa Catarina, com muita neve na região serrana. 
Em, 03-8-10



Tenha um lindo dia.

Que sua vida seja repleta de alegria e bem estar.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A M A R Í L I S

     A Ç U C E N A 



AMARÍLIS, açucena-vinho é uma herbácea bulbosa, acaule, florífera de ocorrência natural desde o México até o Brasil, de 30-50 cm de altura. Folhas partindo da base em roseta laminares e longas.

Inflorescênciasa eretas, altas, com várias flores vermelho-vinho, formadas no final do inverno.

Cultivada em vasos e  jardineiras, ou em grupos formando maciços, em canteiros a pleno sol, com terra estercada, permeável e irrigada periodicamente. Sobrevive a invernos rigorosos perdendo as folhas. É bastante rústica, mas deve-se estar atentos a presença de lagartas que comem folhas e bulbos.

Multiplica-se pelos numerosos bulbos formados ao lado da planta mãe no início do inverno. 

Obs.: Para mim essa flor é  bastante significativa, ganhei os bulbos do Negrinho.


Origem do nome Açucena = Tupi. 
Significado Açucena : singela e branca flor.


----------------------------------------------------------


NOVO HÓSPEDE


O visitante de hoje é um canário da terra, chegou e decidiu onde se instalar.



Tenha um lindo dia.   

O fundamental na vida é conservar a alma nas alturas.
(Gustave Flaubert)




segunda-feira, 9 de agosto de 2010

L A N T E R N A- C H I N E S A

L A N T E R N A - C H I N E S A




Lanterna-chinesa, sininho, chapéu-de-cardeal, lanterninha-japonesa, são os nomes dados ao arbusto de textura semi-lenhosa, fibroso, escandente, nativo do Brasil, de 2-3 m de altura, com ramos longos, reclinados, de folhagem e florescimento ornamentais.

Flores axilares, solitárias, amarelas com cálice vermelho, pendentes, em forma de lanterna ou sino, formadas no decorrer de quase o ano todo.

É cultivada como planta pendente em jardineiras ou conduzido como trepadeira ao longo de cercas, com a ramagem amparada. É bastante tolerante ao frio.

Multiplica-se por estacas cortadas no fim do inverno.


Vamos conhecer a inspiração para o nome desta linda Flor:


.................................................



Você conhece este pássaro?
 

 Este forasteiro apareceu, não disse seu nome e nem de onde veio.
Houve muita especulação quanto ao seu nome e sua procedência mas ninguém soube afirmar com segurança.
Espero que volte!

Se você conhece, ou tem alguma dica de onde posso descobrir o nome deste pássaro deixe seu comentário e ajude esta "Blogueira" ;)

 
Tenha um lindo dia.


"Doe sem alarde, com segurança e acima de tudo com amor e alegria."



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Espironema


E S P I R O N E M A

Herbácea suculenta, originária da Guatemala, de 20-30cm de altura, com folhas suculentas em roseta. Inflorescências longas e ramificadas, com numerosas flores arroxeadas, pequenas,  formadas quase o ano todo.



















 Cultivada principalmente pela folhagem ornamental, tanto a meia sombra quanto apleno sol.

 Adequada para bordaduras e para formar conjuntos, em canteiros ricos em matéria orgânica e irrigados periodicamente.

Pouco tolerante a baixas temperaturas de inverno.

Multiplica-se por divisão da planta e pelas mudas pequenas que se formam eventualmente na haste floral.
.............................. 

Da série um lugar especial em dois cliques especiais...




As duas fotos acima fotografei na localidade de Parobé, de cima da ponte que dá acesso ao centrinho da comunidade.



..............................

Vamos falar um pouco da coadjuvante de nossa primeira foto...

A Famosa e querida Joaninha...

 

Joaninha é o nome popular dos insectos coleópteros da família Coccinellidae. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Possui duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. 

Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.

As Joaninhas são predadores no mundo dos insectos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insectos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores. 
Fonte: Wikipédia


Tenha um lindo dia!


"Mudança é a chave que lhe abrirá todas as portas, mudará seu coração e sua mente."





quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BROMÉLIAS


B R O M É L I A S

 Volto a falar sobre bromélias, pois é uma grande família. 
A escolhida de hoje pertence a família "Aechmea". 
O nome vem do grego e significa ponta de lança.


Quase todas as espécies deste gênero formam rosetas fortes e abertas, que retém com  frequência água no centro.

As inflorescências são muito vistosas, permanecendo assim por um longo período. As flores podem ser brancas, amarelas, rosa-choque, vermelhas ou púrpuras, quase sempre de cor diferente.

Quase todas as Aechmeas são de cultivo bastante fácil, funcionando muito bem como planta de interior. É melhor ficar em locais bem ventilados e iluminados.

Após a floração nascem filhotes ao redor da mãe.

Obs.: Quando estas bromélias estão floridas meu jardim fica mais colorido e eu mais feliz.

Um lugar especial...


A casinha acima ...está localizada no Distrito de Ribeirão Pequeno às margens do rio Parobé, que dá nome a uma das localidades. Por esta estrada passo todas as semanas e só agora a percebi.
Fiquei pensando...será que tem morador? Quem teria escolhido um pequeno pantanal para fazer sua morada?



Tenha um lindo dia!

"O entendimento é um equilíbrio entre a inteligência, calma e pureza de coração."