sábado, 9 de outubro de 2010

TUMBÉRGIA

TUMBÉRGIA BRANCA


A tumbérgia branca é uma trepadeira semi-herbácea, da Índia, de crescimento moderado. Folhas ovaladas, alongadas, verde-brilhantes, ornamentais.

As flores são axilares, de cor branca, numerosas, perfumadas, fomadas no decorrer de quase o ano todo. Ocorre também a variedade com flores menores e não perfumadas e mais frequentemente cultivada.

Adequadas para plantio a pleno sol em treliças, grades e cercas pequenas, bem como para ser conduzida em suportes, onde proporciona belo eefeito ornamental pelo intenso florescimento. As flores são esporadicamente visitadas por beija-flores e borboletas. Não tolera baixas temperaturas de inverno.

Multiplica-se facilmente por sementes e torna-se espontânea nas proximidades da planta mãe pelas sementes que caem e germinam em abundância.





Quem me deu essa planta foi minha irmã, que ganhou de seu filho, uma criatura meiga, carinhosa e muito amada, que adorava plantas e pássaros e  já está em outro plano.
A flor é de um branco leite mas eu a chamo de flor do "Nego", por que este era seu apelido.
Minha saudade, meu carinho e meu amor aterno prá você meu querido sobrinho.


Tenha um lindo dia.

"AMIGOS são anjos que nos levantam quando nossas asas estão machucadas."

Um comentário:

  1. .....Uma vó as vezes,é matryoshka,e a vó Onélia foi,dentro dela veio voce,um presente pra todos nós que ti amamos e dentro de voce minhas subrinhas amadas ,dentro da FE o ¨Mateus..so¨,e assim os DEUSES,vão nos presentidando até sempre,essa linhagem de sangue nobre vai continuar a brilhar na vida de quem os encontrae os ama,como EU.

    ResponderExcluir