segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

GLORIOSA ROTHSCHILDIANA

GLORIOSA



Também conhecida como lírio-trepadeira, é uma trepadeira herbácea, originária da África, de 1,5-2,0 m de altura, de folhas decorativas, lanceoladas, que se alongam e se transformam em gavinhas, permitindo a ascenção da planta através de suportes.

As flores são muito vistosas, solitárias, com pétalas recurvadas,  vermelhas e amarelas em direção a base, formadas na primavera e verão. Durante o inverno a planta passa por um período de repouso, perdendo quase totalmente a folhagem.



O formato exótico e as cores vibrantes explicam seu nome. Observe como as sépalas viram-se para trás, expondo os ovários e estames, é como se as flores estivessem viradas pelo avesso.

É cultivada junto a cercas ou grandes, visto precisar de um suporte para se manter; em canteiros com terra fértil e bem drenada, a pleno sol. É tolerante a baixas temperaturas de inverno.

Multiplica-se por separação das raízes tuberosas durante o inverno, época coincidente com a renovação dos canteiros, no período que antecede o inverno.

Borboletas... Outra paixão!





Meu jardim continua recebendo cada vez mais a visita de borboletas, com cores variadas, o que sempre me deixa muito feliz.


Tenha um lindo dia!

"A sabedoria da vida consiste em semear sempre."



2 comentários:

  1. Mamisss...

    É impossível resistir ao seu Jardim...Imagina se as borboletas vão resistir ;D

    Beijos e uma linda semana!!

    ResponderExcluir