quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ROSA

R-O-S-A-S

Dia 25 de fevereiro de 1973, foi o dia que conheci minha maior felicidade: ser mãe.  Nesse dia nasceu minha primeira filha, que hoje eu chamo de "filha anjo", por isso minha homenagem à ela com as rosas que tanto amava.


A rosa é, na minha opinião, a mais nobre das flores. Encontrada em diferentes cores, e tamanhos é realmente a rainha das flores.


Temos a roseira-miúda, com poucos ou totalmente sem espinhos. A mini-rosa que é adequada para vasos e bordaduras. A trepadeira, que são apoiadas em paredes e cercas. A roseira rugosa que é densamente espinhenta, originária do japão.


Cultivada como planta isolada ou em conjuntos, em canteiros de terra fértil, permeável e irrigadas a intervalos.

É a principal e a mais antiga fornecedora de flores de corte em uso comercial no país.
 Desenvolve-se melhor e floresce mais intensamente em climas de temperatura amena, como no sul do país ou em regiões de altitude dos subtrópicos.

Multiplica-se facilmente por estacas, cortadas após o florescimento e postas a enraizar em recipientes individuais.

As Rosas
Rosas que desabrochais,
Como os primeiros amores, ...

          Tal é o vosso destino,
          Ó filhas da natureza;
          Em que vos pese à beleza,
                   Pereceis;
          Mas, não... Se a mão de um poeta
          Vos cultiva agora, ó rosas,
          Mais vivas, mais jubilosas,
                   Floresceis.

Machado de Assis

Agradecimentos:  à Deus por ter me presenteado com filhas maravilhosas, ao meu "Negrinho" por ajudar na realização dos meus sonhos, ao artista "Paca" pela beleza da arte, ao amigo "Reny" por ter descido o costão com a pedra no ombro e a querida "Lu" por ter me feito essa linda dedicatória no último livro que me presenteou.

Tenha um lindo dia!






terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

GAZÂNIA

GAZÂNIA


Herbácea perene, acaule, originária da África do Sul, de 15-10 cm de altura, muito florífera e de ramagem densa.

As flores são pequenas, reunidas em capítulos grandes, simples, vistosos, amarelos, alaranjados ou esbranquiçados, com o centro marrom e amarelo. Floresce durante os meses de verão.

Planta notável para bordaduras, é também utilizada para forração, em canteiros sempre enriquecidos de matéria orgânica, com boa drenagem e irrigados a intervalos.



Os canteiros devem ser renovados pelo menos a cada dois anos para revitalização da beleza do conjunto. Tolerante a baixas temperaturas, é mais indicado para cultivo na região sul do país e para zonas de altitude de outras regiões.

Multiplica-se por divisão das plantas no final do inverno, estendendo-se até o início da primavera.


Borboleta - A imagem da alma



Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres. No imaginário humano,  estão relacionadas à alma. Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.



Tenha um lindo dia!


Quando não existe inimigo no interior, o inimigo no exterior não pode te machucar.
Provérbio Africano

 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ISMÊNIA

ISMÊNIA


Ismênia, também denominada de Hemerocalis é uma planta bulbosa rara, de folhagem idêntica ao Amarilis, no entanto com flores de aspecto muito exótico pelos filamentos brancos, longos e cacheados  que se prolongam tsnto da base da flor quanto de suas pétalas em forma de cone.

Cada bulbo produz uma haste floral que poderá conter de quatro a doze flores no seu ápice. É levemente perfumada e floresce cerca de 50 dias após o plantio.

O bulbo deve ser colocado em terra solta e dde boa qualidade, deixando a ponta para fora. As regas devem ser moderadas.


CURIOSIDADE SOBRE O NOME ISMÊNIA

Na mitologia grega Ismênia era irmã de Antígina, Polinice e Etéocles, filhos incestuosos deÉdipo e da rainha Jocasta.
Era uma mulher frágil, ao contrário da irmã. Ficou triste com a partida de seu pai deTebas, mas não tomou atitude nenhuma em relação a isso. Quando Creonte lavrou um decreto que proibia qualquer Tebano de enterrar o corpo de Polinice, morto na guerra contra Tebas, Antígona acabou desobedecendo a lei, e enterrando o irmão de ambas. Ismênia tentando defendê-la, tentou levar a culpa e ser morta no lugar da irmã, mas foi logo desmentida pela mesma.

 
Nota: mostrarei a seguir a flor da Amaryllis e da  Hymerocallis para que você possa observar as diferenças.

Amarilis


Hemerocallis


Fico maravilhada com a imensa variedade de plantas, que mesmo quando uma lembra a outra, se olharmos os detalhes são muito diferentes.




Visita de espécie diferente...

esse filhote de lagarto metade verde, metade cinza eu nunca tinha visto.

E você?



Tenha um lindo dia!

 "O sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade."




quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FESTA DE SÃO BRÁS

SÃO  BRÁS


No dia 3 de fevereiro comemoramos o dia de São Brás, que é  padroeiro da comunidade de Ribeirão Pequeno - município de Laguna -SC. São Brás nasceu na Armênia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste.


A comemoração é a maior festa da comunidade, com procissão, que é o cortejo religioso pelas ruas entoando cantos religiosos. Nesse ano a Missa do Domingo Festivo teve como celebrantes o Bispo Dom Wilson, Padre Agenor e Padre Carlos Wechi - que é filho da comunidade.

Como profissional na medicina,  São Brás usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava de evangelizar os pacientes.
No tempo de São Brás aconteceu uma forte perseguição religiosa, por isso, como santo bispo, procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, o santo de hoje, que era testemunho de segurança em Deus, retirou-se para um lugar solitário, a fim de continuar governando aquela Igreja, porém, ao ser descobertosoldados, disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor".
São Brás é conhecido como protetor da garganta, justamente porque, ao se dirigir para o martírio, lhe foi apresentada uma mãe desesperada com seu filho, que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta; diante desta situação o Santo em Deus curou milagrosamente a criança.
Já processado e condenado, São Brás enfrentou, sem trair a fé em Jesus, muitas torturas, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro pedaços de sua carne, até ser degolado em 316. São Brás, rogai por nós!

Padre Carlos Wechi, Bispo D.Wilson e a nova Torre da Igreja.


                       
Tenha um lindo dia!

A fé compartilhada une as pessoas de uma maneira que não pode ser alcançada por outros meios.





segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

GENGIBRE

GENGIBRE-VERMELHO


Também conhecido como jasmim-vermelho, é uma herbácea rizomatosa, entouceirada, ereta, originária da Índia e Himalaia, de 1,5-2,0 m de altura, com hastes eretas e florescimento vistoso.

Inflorescências terminais, cilíndricas, com numerosas flores tubulares vermelhas, com filamentos longos e róseos, formadas durante o verão.

Cultivada a pleno sol, como planta isolada (em touceira), formando grupos ou renques, em terra fértil, rica em húmus e mantida úmida. 


Por ser muito bela é também utilizada como flor de corte.

Tolera baixas temperaturas porque perde a parte aérea nessa época do ano, não prosperando bem em regiões de clima tropical.

Multiplica-se facilmente por divisão da touceira contendo pedaços de rizomas, em qualquer época do ano.



Pescador solitário do meu Ribeirão...


Em homenagem ao meu pai, que tantas  vezes  pescou nesse mesmo rio, quase sempre depois e ter trabalhado o dia inteiro na roça. Ele amava pescar, ainda bem, pois precisava alimentar dez filhos. Grande homem foi meu pai.



Tenha um lindo dia!

Assim como eu tive um ótimo pai, minhas filhas também tem um pai maravilhoso.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CANA-DO-BREJO

 C A N A - D O - B R E J O



 Também conhecida como cóstus, canela-de-ema, cana-de-macaco e gengibre espiral, a CANA - DO - BREJO, é uma herbácea rozomatoza, entouceirada, ereta, originária da Índia, de 1,20-2,0 m de altura, com hastes recurvadas nas extremidades semelhantes a cana, de folhagem e florescimento decorativos.
Folhas dispostas em espiral, alongadas, espessas, brilhantes, acetinadas na face de baixo.

Inflorescências densas, cilíndricas,  com brácteas vermelhas, vistosas com flores rosas formadas no decorrer do ano todo.

Cultivada como touceira isolada, em grupos ou renques, em terra fértil, sempre úmida. Planta tipicamente tropical, não tolera baixas temperaturas.

Multiplica-se facilmente por estacas e por divisão da touceira.
 
   Como é bom receber visita que se sente em casa...


Olhe só onde a cambacica resolveu descansar.



Tenha um lindo dia!


"O mais sábio é aquele que estuda como se fosse viver eternamente, e vive como se fosse morrer amanhã."


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CAFEEIRO

CAFEEIRO


Arbusto bem ramificado desde a base, que chega a atingir de 2 a 3 m de altura. As folhas de formato simples e ovais, com bordas onduladas, são opostas e persistentes.

As flores são brancas e agrupadas em ramos, possuindo um aroma agradável. O fruto é constituído por uma polpa adocicada e revestido por uma película de coloração amarela ou vermelha, e contém uma ou duas sementes. A semente, denominada grão de café, é pouco inodora e de sabor atípico.


Para a sua reprodução, a semente revestida de um percaminho, que é a sua capa de proteção, é colocada em pequenos cestos de taquara ou cipó, em solo adubado, e após a geminação é transplantada para local definitivo. É cultivado em todas as regiões tropicais úmidas e por ser uma cultura de clima quente, não aceita ventos frios e geadas.


A colheita do café é feita manualmente, podendo os frutos estarem bem maduros ou secos. A secagem é que determina um produto de boa qualidade, podendo ser realizada em terreiros, sob o calor do sol ou artificialmente, por meio de secadores.

ORIGEM

Coffea, região da Etiópia (África) e foi introduzido no ocidente palos árabes.
 As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores e se transformou no maior produto nacional.

INDICAÇÃO

É indicado como estimulante (central, cardíaco e respiratório), diabetes (fundo emocional), além do uso tradicional.
Fonte: Plantas que Curam - Silvio Panizza.

 
Relembrando...

quando criança meu pai tinha plantação de café. Uma das minhas melhores lembranças, dessa época, era na época da colheita quando eram contratadas muitas moças para o trabalho, inclusive todos os meus irmãos também eram envolvidos. Lembro com muita alegria pois as moças trabalhavam sempre cantando. Após a colheita o café era espalhado em lonas na praça do meu Ribeirão e na estrada e durante o dia era espalhado com rodos, no final da tarde tinha de ser recolhido. Era uma função que levava dias.

Belos tempos... belos dias... já dizia o rei.


Tenha um lindo dia! 

"O amor não faz o mundo girar, o amor é o que faz a viagem valer a pena."




domingo, 6 de fevereiro de 2011

MUSSAENDA

MUSSAENDA-ROSA


Arbusto de textura semi-lenhosa, perene, de ramagem um tanto escandente, de florescimento vistoso, 1,5-3,0 m de altura, obtido por variação e seleção da espécie típica. 
Folhas opostas simples, de superfície marcada pelas nervuras.

Inflorescência densa, terminal ou axilar, com flores pequenas, amarelas, em forma de funil, com cinco divisões na corola e diversas pétalas grandes, expandidas, aglomeradas, onduladas, róseas nas margens, esmaecendo para brancas em direção ao centro, formadas no verão.

Cultivada na forma arbustiva, isolada, em grupos ou renques, em canteiros fertilizados, a pleno sol, irrigados periodicamente. Não tolara o frio.

Multiplica-se por estacas preparadas na primavera-verão em estufas. 



Compartilho com você um pedaço do meu jardim, que gosto muito. As pedrinhas do caminho foram colocadas por mim e por meu marido e foi uma brincadeira muito divertida e prazeirosa de fazer.


Tenha um lindo dia!


 





"Jamais chegarão aos ouvidos do Eterno palavras sem sentimentos."
Shakespeare