R-O-S-A-S
Dia 25 de fevereiro de 1973, foi o dia que conheci minha maior felicidade: ser mãe. Nesse dia nasceu minha primeira filha, que hoje eu chamo de "filha anjo", por isso minha homenagem à ela com as rosas que tanto amava.
A rosa é, na minha opinião, a mais nobre das flores. Encontrada em diferentes cores, e tamanhos é realmente a rainha das flores.
Temos a roseira-miúda, com poucos ou totalmente sem espinhos. A mini-rosa que é adequada para vasos e bordaduras. A trepadeira, que são apoiadas em paredes e cercas. A roseira rugosa que é densamente espinhenta, originária do japão.
Cultivada como planta isolada ou em conjuntos, em canteiros de terra fértil, permeável e irrigadas a intervalos.
É a principal e a mais antiga fornecedora de flores de corte em uso comercial no país.
Desenvolve-se melhor e floresce mais intensamente em climas de temperatura amena, como no sul do país ou em regiões de altitude dos subtrópicos.
Multiplica-se facilmente por estacas, cortadas após o florescimento e postas a enraizar em recipientes individuais.
As Rosas
Rosas que desabrochais,
Como os primeiros amores, ...
Como os primeiros amores, ...
Tal é o vosso destino,
Ó filhas da natureza;
Em que vos pese à beleza,
Pereceis;
Mas, não... Se a mão de um poeta
Vos cultiva agora, ó rosas,
Mais vivas, mais jubilosas,
Floresceis.
Machado de Assis
Agradecimentos: à Deus por ter me presenteado com filhas maravilhosas, ao meu "Negrinho" por ajudar na realização dos meus sonhos, ao artista "Paca" pela beleza da arte, ao amigo "Reny" por ter descido o costão com a pedra no ombro e a querida "Lu" por ter me feito essa linda dedicatória no último livro que me presenteou.
Tenha um lindo dia!