terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

CAFEEIRO

CAFEEIRO


Arbusto bem ramificado desde a base, que chega a atingir de 2 a 3 m de altura. As folhas de formato simples e ovais, com bordas onduladas, são opostas e persistentes.

As flores são brancas e agrupadas em ramos, possuindo um aroma agradável. O fruto é constituído por uma polpa adocicada e revestido por uma película de coloração amarela ou vermelha, e contém uma ou duas sementes. A semente, denominada grão de café, é pouco inodora e de sabor atípico.


Para a sua reprodução, a semente revestida de um percaminho, que é a sua capa de proteção, é colocada em pequenos cestos de taquara ou cipó, em solo adubado, e após a geminação é transplantada para local definitivo. É cultivado em todas as regiões tropicais úmidas e por ser uma cultura de clima quente, não aceita ventos frios e geadas.


A colheita do café é feita manualmente, podendo os frutos estarem bem maduros ou secos. A secagem é que determina um produto de boa qualidade, podendo ser realizada em terreiros, sob o calor do sol ou artificialmente, por meio de secadores.

ORIGEM

Coffea, região da Etiópia (África) e foi introduzido no ocidente palos árabes.
 As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores e se transformou no maior produto nacional.

INDICAÇÃO

É indicado como estimulante (central, cardíaco e respiratório), diabetes (fundo emocional), além do uso tradicional.
Fonte: Plantas que Curam - Silvio Panizza.

 
Relembrando...

quando criança meu pai tinha plantação de café. Uma das minhas melhores lembranças, dessa época, era na época da colheita quando eram contratadas muitas moças para o trabalho, inclusive todos os meus irmãos também eram envolvidos. Lembro com muita alegria pois as moças trabalhavam sempre cantando. Após a colheita o café era espalhado em lonas na praça do meu Ribeirão e na estrada e durante o dia era espalhado com rodos, no final da tarde tinha de ser recolhido. Era uma função que levava dias.

Belos tempos... belos dias... já dizia o rei.


Tenha um lindo dia! 

"O amor não faz o mundo girar, o amor é o que faz a viagem valer a pena."




4 comentários:

  1. Mamis,

    Tbém lembro do café secando ao lado da Casa do Vô e da Vó...

    Belas lembranças...Saudades deles.

    Beijos, te amo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mamis!
    A primeira vez que vi um cafeeiro foi no terreno lá para trás da tua casa (hoje), com o Vô. Achei tão lindo e fiquei encantada de como um fruto tão vermelhinho podia produzir um pó tão escuro. E foi ele quem me explicou todo o processo, mostrando o café ao lado da casa (como a Dani também lembra), e como moer no pilão. Que sempre me faz lembrar a história do "pilão"! rs
    Saudades... saudades...
    Te amo muito! Beijos. Fer.

    ResponderExcluir
  3. Q lindo,as lembranças e os comentarios,a vida é feita de histórias,de tempos, quem recusa o passado,quer só uma sinopse,eu como amo lembranças,adorei ler sua historia,porque isso nos faz viver d novo...Lembranças é retornar ao coração,e sem passado ñ tem presente nm futuro,isso é a real,eu amo visitar meu passado é meu livro de cabeceira,só ñ moro nele,é meu aprendisado,minha historia eu escrevi e faço parte de tantas outras,como um filme.
    Bjos ETTi

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, seu blog está maravilhoso.

    ResponderExcluir