quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FESTA DE SÃO BRÁS

SÃO  BRÁS


No dia 3 de fevereiro comemoramos o dia de São Brás, que é  padroeiro da comunidade de Ribeirão Pequeno - município de Laguna -SC. São Brás nasceu na Armênia, no século III, foi médico e bispo em Sebaste.


A comemoração é a maior festa da comunidade, com procissão, que é o cortejo religioso pelas ruas entoando cantos religiosos. Nesse ano a Missa do Domingo Festivo teve como celebrantes o Bispo Dom Wilson, Padre Agenor e Padre Carlos Wechi - que é filho da comunidade.

Como profissional na medicina,  São Brás usava dos seus conhecimentos médicos para resgatar a saúde, não só do corpo, mas também a da alma, pois se ocupava de evangelizar os pacientes.
No tempo de São Brás aconteceu uma forte perseguição religiosa, por isso, como santo bispo, procurou exortar seus fiéis à firmeza da fé. Por sua vez, o santo de hoje, que era testemunho de segurança em Deus, retirou-se para um lugar solitário, a fim de continuar governando aquela Igreja, porém, ao ser descobertosoldados, disse: "Sede benditos, vós me trazeis uma boa-nova: que Jesus Cristo quer que o meu corpo seja imolado como hóstia de louvor".
São Brás é conhecido como protetor da garganta, justamente porque, ao se dirigir para o martírio, lhe foi apresentada uma mãe desesperada com seu filho, que estava sufocado por uma espinha de peixe entalada na garganta; diante desta situação o Santo em Deus curou milagrosamente a criança.
Já processado e condenado, São Brás enfrentou, sem trair a fé em Jesus, muitas torturas, até mesmo a de arrancarem com dentes de ferro pedaços de sua carne, até ser degolado em 316. São Brás, rogai por nós!

Padre Carlos Wechi, Bispo D.Wilson e a nova Torre da Igreja.


                       
Tenha um lindo dia!

A fé compartilhada une as pessoas de uma maneira que não pode ser alcançada por outros meios.





2 comentários:

  1. LINDA FESTA!!! Adoramos conhecer esta tradição tão linda e especial...

    Parabéns para o Ribeirão e para São Brás!!

    Beijos, e um lindo dia!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mamis!
    Que linda ficou a igreja!! Que bom que estava pronta para essa comemoração tão especial da comunidade!
    Beijão no teu lindo coração! Que Deus e Jesus Cristo abençoem a cada um de seus dias! Que tenhas tudo que desejar, sempre para o seu bem!
    Te amo muito! Fer.

    ResponderExcluir