domingo, 20 de março de 2011

EUGENIA UNIFLORA

PITANGUEIRA



Arbusto ou árvore pequena, de tronco um pouco tortuoso e de casca fina. Tem ramificação densa e fina, formando longa ramagem pendente. As folhas são delicadas, opostas, de formato oval-alongadas e caem antes do aparecimento das flores. Se amassadas quando frescas exalam um odor suave e agradável, em virtude de seus numerosos canais produtores de óleos aromáticos.

As flores miúdas de cor branca nascem nas axilas das folhas. O fruto é uma baga globosa e achatada, caneladas ou em gomos. Quando maduros exibem uma coloração vermelha. São suculentos de sabor agridoce e muito apreciados ao natural, ou transformados em doces ou licores.

Os passarinhos são responsáveis por sua propagação, pois comem os frutos e espalham as sementes. Frutifica geralmente, a partir de 3 anos de seu plantio. É originária do Brasil.

Curiosidade: o nome pitanga provém do Tupi pitag, que significa vermelho.
                   É utilizada para combater diarréias infantis, verminoses, bronquites, tosse, febre e hipertensão arterial. As folhas são utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade.
             

SAUDADE...
     
Hoje presto minha homenagem ao querido irmão Pedro, (dia 21 é seu aniversário) que partiu dia 13 e veio, através de sonho,  me presentear com um belo sorriso e uma linda pitanga. Pedro querido, todos que tiveram a felicidade da tua companhia ficaram muito triste com tua partida, mas com certeza o céu ficou muito feliz com tua chegada. É muito bom ter você como irmão. Fique em paz e que Deus te dê um belo lugar.


PEDRO FÉLIX ALVES
 
  Tenha um lindo dia!  


"Eu aprendi que sempre posso orar por alguem, quando não houver forças para ajudar de alguma outra forma."




2 comentários:

  1. Mamisss...
    QUE LINDA E MERECIDA HOMENAGEM! Muito lindo mesmo, tanto as fotos, o texto...A imagem do Tio Pedro e as lembranças estarão sempre presentes em nossas vidas, e com certeza ele está sendo muito bem recebido!!

    Beijos, amo vocês ;)

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que ele tenha vindo te ver, Etti! Temos que transformar a dor da saudade em amor, pensando que ele certamente está mais feliz do que nós,aqui, no plano terreno. Um abraço, fique bem!

    ResponderExcluir