sábado, 26 de março de 2011

MANDACARU




O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.

Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. 

O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.

As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. 

Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. 

Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa.
Fonte: wikipédia.



NOTA: moro no Sul, e aqui também o mandacaru é bastante comum. O do meu jardim  é nativo. Essa planta fica em cima de uma pedra ao lado do meu quarto, e ontem quando fui fechar a janela, a flor estava lá, linda e perfumada. Corri para fotografá-la pois sabia que pela manhã ela já não estaria mais.

 

 Xote Das Meninas

Luiz Gonzaga e Zé Dantas

Mandacaru

Quando fulora na seca
É o siná que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É siná que o amor
Já chegou no coração...

Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir chitão...
Ela só quer

Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar..
.

Obs.: Essa música eu cantei muito para minhas meninas, e elas adoravam e só depois de grandes é que conheceram a planta.


Tenha um lindo dia!


Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles.
                                                                                                                                                          Mateus 7:12



3 comentários:

  1. Eu adoro o Luiz Gonzaga cantando o Xote das Meninas, sabia que o mandacaru dava essa flor, que ela só durava uma noite mas nunca imaginei que ela fosse tão grande!30 cm é bastante pra uma flor. Que linda! nunca tinha visto. Muito bom esse seu post, Etti! Bjs e um bom domingo para você

    ResponderExcluir
  2. Mamisss...Eu nem tinha olhado todo o post, quando vi o título já comecei a cantar a música no mesmo tom que vc cantava...Lindoooooo

    É linda mesmo!

    Amo vocês Mamisss...

    Beijos, e uma linda semana! ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembro de você cantando essa música, mas o que mais me intrigava era como uma menina poderia vestir um macaco, ou como era uma roupa parecida com macaco (chitão). Só não me pergunta de onde tirei isso. Mas levei anos para saber o que significava. hehehehe
    Beijão Mamis. Te amo muito. Obrigada pelo carinho de sempre.

    ResponderExcluir