quinta-feira, 17 de março de 2011

SETE-LÉGUAS

S E T E - L É G U A S


Trepadeira semi lenhosa, muito vigorosa, originária da Oceania, Austrália e Arquipélago Malaio, de folhagens perene e decorativa. Folhas compostas pinadas. O nome comum deve-se aos ramos longos que emite, atingindo grandes espaços.

Inflorescências terminais contituídas por flores de cor rósea com venação avermelhada, esparsa por toda a planta, formadas durante quase o ano todo.


Cultivada para revestir caramanchões grandes, muros ou cercas extensas. É tolerante a baixas temperaturas, não se desenvolvendo bem em regiões tropicais.

Eventualmente produz frutos cujas sementes podem ser semeadas, mas é multiplicada principalmente por meio de estacas cortadas no final do inverno.

Nota: tenho essa trepadeira à mais de seis anos e só agora floresceu.


 COGUMELOS ME ENCANTAM


Diz uma história que a nobre italiana Lucrécia Bórgia (1480-1519) costumava oferecer aos seus inimigos poções à base de cogumelos venenosos. Outra lenda sustenta que o imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) só conseguiu gerar um filho graças aos efeitos afrodisíacos das trufas - espécie de cogumelos subterrâneos. Já povos antigos que habitavam a região de Kamchatka, extremo leste da União Soviética, mascavam algumas espécies alucinógenas, a pretexto de encontrar assim o espírito nelas oculto. A razão para tanto folclore é simples: segundo a bióloga Vera Bonini, do Instituto de Botânica de São Paulo, existem nada menos de 200 mil espécies desses fungos, assumindo formas e cores diversas, capazes de brotar até em meios os mais inóspitos.




Tenha um lindo dia! 
"Não permita que a dificuldade lhe abra a porta do desânimo porque a dificuldade é o meio de que a vida se vale para melhorar-nos em habilitação e resistência." 


2 comentários:

  1. Olá, Etti, passei para ver a sete-léguas. É a trepadeira que cobre os muros da minha casa, realmente ela cresce rápido é forte e, ao mesmo tempo, as flores são muito delicadas.Não sabia que ela não é própria para climas tropicais, mas aqui , apesar do calor, ela se desenvolve bem. Não chega a ser invasiva, mas fica bonita. É um lindo revestimento para muro!
    Um abraço e um bom dia para você

    ResponderExcluir
  2. É uma linda planta, e linda Flor!!! ;D

    Tbém fico encantada com cogumelos, as casinhas dos Smurfs...hehehe

    Beijos, te amo!! ;D

    Amei nosso passeio desta semana, espero voltar em breve!

    ResponderExcluir