quarta-feira, 13 de abril de 2011

RUELLIA

PINGO-DE-SANGUE



Herbácea perene, ereta, nativa do Brasil, de 30-50 cm de altura., ramificada, com folhagem ornamental, constituida por folhas ovalado-lanceoladas.

Inflorescências terminais curtas, ramificadas, com flores vermelhas e pequenas que se formam quase o ano todo. Ocorre tambem as formas de flores róseas, brancas e amarelas.




É cultivada em vasos, em conjuntos ou renques junto a paredes, muros e muretas, em terra fértil, de boa drenagem, mantida úmida, a meia-sombra ou a pleno sol. 

A sua poda superficial a cada dois anos revigora a planta e melhora seu florescimento.

Multiplica-se por estacas e sementes. Estas germinam espontaneamente nas vizinhanças da planta-mãe.




C O G U M E L O S

Apreciados no mundo todo, os cogumelos servem de alimento e ajudam a manter o ecossistema.

Cercados de lendas os cogumelos formam espécies muito peculiares, que ajudam a limpar a matéria orgânica acumulada nas florestas.
Fico muito feliz quando os encontro pois, assim como os duendes, fizeram parte da minha infância e sempre cercados de mistérios.


Tenha um lindo dia!

"A sabedoria é um valor absoluto. Quanto mais você dá, mas você a tem."


2 comentários:

  1. oi Etti! será que essa florzinha delicada também é chamada de russélia? tenho impressão de que já ouvi esse nome para ela, pode ser? Muito boa a foto dos cogumelos! Beijo, bom fim de semana para você

    ResponderExcluir
  2. Oi Mamis!
    Acho muito linda essa sua lembrança de infância. Desde criança sou fascinada por ela! Sempre que vejo historinhas com duendes lembro-me de você e tento imaginar sua carinha de criança.
    Te amo muito. Beijos. Fer.

    ResponderExcluir