A piracanta é uma planta arbustiva ornamental, conhecida no mundo todo por sua beleza e rusticidade. Seu porte é medio, com cerca de 3 a 5 metros de altura.
O caule é ramificado, lenhoso, com ramos eretos, arqueados ou pendentes e recobertos por espinhos curtos e afiados. As folhas são pequenas, simples, perenes, alternas, elípticas a espatuladas, coriáceas, lustrosas e com margens serrilhadas.
A superfície superior das folhas é glabra e de cor verde escura, enquanto que a página inferior é verde-pálido, mais clara e pubescente.
As inflorescências surgem no verão e são do tipo corimbo, com numerosas flores brancas e pequenas, com perfume não muito agradável, mas fraco.
No outono e inverno, as flores dão lugar a numerosos frutinhos do tipo baga, amarelos, laranjas ou vermelhos, que permanecem por longo tempo adornando a planta, a não ser que sejam comidos por ávidos passarinhos.
Fonte: o jardineiro
MÃO QUE SEGURA A FLOR
Meu neto, hoje com seis anos, desde pequeno presenciou o meu carinho com as plantas. Numa das suas visitas, eu como sempre cuidando das plantas, pedi ao meu marido que me ajudasse com a amarração de uma orquídea, na árvore, e recomendei para ter cuidado pois a planta estava com alguns botões, Matheus do meu lado, foi logo reforçando a recomendação dizendo: "cuidado com a florzinha da vovó."
Um botão acabou caindo e ele bem triste falou: " vovô, estragou tudo a florzinha da vovó."
Quando da sua última visita essa flor caiu de uma orquídea que estava num vaso e ele me trouxe com o maior cuidado para mostrar que a flor tinha caído e eu logo corri para registrar essa mãozinha tão carinhosa.
Duas maravilhas Neto e Flores.
Tenha um lindo dia!
"Meu caminho pode não ser o teu caminho. Contudo, juntos marchamos de mãos dadas."