domingo, 16 de outubro de 2011

MULHERES ESPECIAIS

MARIA ESTELITA BARRETO

Mulher inteligente culta, grande educadora .   Nasceu em 10-10-1924. Foi minha inspetora escolar na época do meu ensino fundamental. A reencontrei no aniversário da minha prima Liane, ano passado, e só então passei a conhecer a  mulher que marcou a minha infância. Nos encontramos em três ocasiões, mas conversamos tanto que parece que fomos amigas de infância. Na escola, quando  recebíamos sua visita, que na realidade era para avaliar a capacidade dos professores, porém como os sabatinados eram os alunos, tremíamos de medo.

grandma.gif (8987 bytes)Estivemos juntas em outra oportunidade e então conversamos muito. Ela falou sobre sua amizade com minha mãe, e que foi minha mãe que a ensinou a bordar . Bordou uma única  peça e como não gostou, avisou sua mãe que nunca mais iria bordar nada e que gostava era de estudar . Contou vários episódios de sua vida profissional, que foi totalmente dedicada a educação.

Fui convidada para seu aniversário de 87 anos o que me deixou muito feliz.
Foi uma bonita festa com muitas homenagens e muitos agradecimentos.
Grande e sábia mulher.
Máxima de um Sábio, segundo Dona Maria Estelita:

"Ouve, vê e cala!
 Viverás vida folgada,
 Tua porta cerrarás,
 Teu vizinho louvarás,
 Quanto sabes, não dirás,
 Quanto ouvires, não crerás,
 Se queres viver em paz."

  

EUDÓCIA MARIA JUSTINA

Sábado passado recebí  novo convite, feito também por minha prima Liane, para conhecer uma senhora que  completou 110 anos e mora em uma comunidade perto da minha.
 

Saímos a procura e perguntando, chegamos até a casa de EUDÓCIA MARIA JUSTINA, nascida em 20-9-1901.

oldlady2.gif (8405 bytes)Filha de escrava, nunca casou, e segundo ela cuidou de brancos a vida toda. Nasceu no mesmo lugar em que mora em uma casa de barro, hoje  de madeira, porém muito humilde.

Muito lúcida, de uma agilidade invejável, adora ser fotografada. Fez questão de nos mostrar os fundos da casa, lugar lindo à beira da Lagoa Santo Antônio. Minha prima queria saber os seus hábitos alimentares para tentar descobrir o que a faz viver tanto tempo e com tanta saúde, pois segundo ela foi ao médico, uma única vez, à 3 anos  para fazer uma " raspagem na vista".

Então Liane perguntou: Dona Eudócia, o que a senhora come? " eu como o que tem,  como de tudo, mas o que mais como é pirão d'água com peixe e tomo minha cachacinha." : A senhora não fica tonta? E ela: "eu não bebo prá cair".

Pescadora, e nos mostrou os peixes que estavam secando num varal,  joga tarrafa,  pega ônibus, vai à cidade e disse que na semana anterior tinha ido à cidade  para comprar  um facão que estava precisando.

Fiquei muito feliz por ter conhecido mais uma grande mulher, de simplicidade e simpatia que comove e com uma alegria de viver incrível. Conversamos muito tempo e nos despedimos prometendo  voltar com fumo-de-corda, pois ainda fuma cachimbo, e  com as fotos. 

  

Duas mulheres com realidades tão diferentes e tão importantes que decidi homenageá-las e compartilhar com você, pois me ensinaram e iluminaram meu coração.

Tenha um lindo dia!



 As mulheres são como saquinhos de chá: não se sabe a sua força até serem jogadas em água quente."



2 comentários:

  1. Mamis, que lindas histórias que vc está compartilhando ...Obrigada!!

    Linda postagem!!

    Beijos, te amo...Uma linda semana!

    ResponderExcluir
  2. Fiz a escalada da montanha da vida
    removendo pedras e plantando flores."
    Cora Coralina
    Etti que graça,ñ tinhas me contado da senhorinha Eudócia,que lindo,qndo voltares la me chama,ameiiii,vc é uma caixinha de surpresa Etti,cada vez ti admiro mais.Bjos

    ResponderExcluir