quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ALMEIRÃO

RADICHE BRANCO - UMA DAS VARIEDADES DO ALMEIRÃO

O almeirão é uma verdura de sabor amargo. Embora pertença à mesma família da chicória comum, elas são plantas bem diferentes, tanto na forma quanto no sabor.

Tem folha lisa, comprida e estreita, de cor verde. Na culinária ele pode ser usado cozido ou cru, sendo um excelente acompanhamento para pratos pesados, como os feitos à base de carne de porco.

É considerado uma das verduras mais ricas em vitamina A, que age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Além disso, também é rico em sais minerais, principalmente em cálcio, fósforo e ferro. Como tem poucas calorias, pode fazer parte de dietas para emagrecimento.

 É uma planta herbácea de seiva leitosa, cultivada como hortaliça e que também é comumente chamada de chicória.

Apresenta folhas alongadas, largas ou estreitas,  de coloração verde ou arroxeada de acordo com a variedade. Sua raiz é tuberosa, pivotante e armazena grandes quantidades do carboidrato inulina, de importantes aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos dietéticos.

As flores do almeirão também são comestíveis e podem adornar saladas com efeito surpreendente. É plantado para fins ornamentais, principalmente na Europa, devido às belas flores, que acrescentam um efeito campestre em maciços ou em conjuntos com outras flores.

VISITA

Visitas são sempre bem vindas, fico muito feliz quando consigo registrar sua presença. Essa cobra desfilou durante muito tempo. Ontem recebí a visita de um casal de tucanos, pela primeira vez. Fiquei tão feliz que não tive como sair para buscar a máquina fotográfica. Espero que voltem logo para poder mostrá-los.


Tenha um lindo dia!


"O  trabalho irá esperar enquanto você mostra às crianças o arco-íris,
mas o arco-íris não espera enquanto você está trabalhando."





2 comentários:

  1. ..E se me achar esquisita, respeite também. Até eu fui obrigada a me respeitar.
    Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada.
    Clarice Linspector

    Que cobrinha linda,essa da pra confiar e deixar entrar no paraiso,tem-se que ter cuidado com outras disfarçadas de gente.(numca comi almeirão,qndo for ai vou provar)Bjos

    ResponderExcluir
  2. Muito amargo o almeirão mesmo e o radiche nunca provei. Como disse a Maya, a cobrinha é linda mesmo mas você não teve medo? Tucanos são lindos, com certeza vão voltar. No jardim da casa da minha filha tem uns tres que vão e voltam. Beijo, bom fim de semana para você

    ResponderExcluir