sexta-feira, 2 de julho de 2010

B R O M É L I A I M P E R I A L


BROMÉLIA GIGANTE

A Bromélia Imperial, também conhecida como Bromélia Gigante, é robusta, de folhagem ornamental, nativa do Brasil, com 1,0-1,5m de altura.

Folhas laminares, longas, dispostas em roseta gigante e avermelhadas quando novas.


Sua influrescência ereta, terminal ramificada, bem mais alta que a folhagem, com brácteas de cor marrom-avermelhada, com numerosas flores de cor amarela que atraem polinizadores, em específico os beija-flores.

Cultivada isoladamente ou em grupos, ou ainda em vasos individuais, sempre com terra rica em matéria orgânica. É sensível a geadas fortes.

Multiplica-se por sementes e eventualmente pelas mudas que se formam por brotações.

Curiosidade

As bromélias conquistaram o homem, primeiramente, pelo estômago. Isso porque a primeira bromélia a ser introduzida na Europa, há mais de trezentos anos foi o Ananas comosus, o nosso conhecido abacaxi.





Nosso convidado de hoje é  um lindo pássaro... Comum em jardins por todo o Brasil! 

Para nossa alegria, com vocês....

Cambacica, 
Sebinho ou ainda 
Açucareiro, ele atende por todos!










Cambacica (Coereba flaveola) é uma espécie da família Fringillidae, a única do gênero Coereba. Ela mede até 11 cm.Tem o dorso marrom, o peito e o abdome amarelos, o pescoço cinza e a cabeça listrada preta e branca, não apresentando diferenças na plumagem em relação aos machos e fêmeas. 

No sul do Brasil é chamada de Sebinho. Em Minas Gerais também é chamado Açucareiro.

Distribui-se por todo o Brasil, habitando tanto florestas naturais quanto ambientes urbanos (parques e jardins), tecendo ninhos em forquilhas ou pendurados em pontas de galhos (pendular).

Alimenta-se predominantemente de néctar e de pequenos insetos. Tem o costume de se aproveitar também das garrafas de água com açúcar destinadas a beija-flores
A criação em cativeiro é extremamente difícil (e não é legal, né?).

Abaixo mostramos um Sebinho invocado com um Paparazzi  :P



Tenha um lindo dia! 





"A desordem é um dos Sete Pecados Capitais, junto com a impulsividade, deslealdade e um talão de cheques desorganizado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário