segunda-feira, 20 de setembro de 2010

FLOR-DE-SÃO JOÃO

CIPÓ-DE-SÃO-JOÃO


Trepadeira semi-lenhosa, vigorosa, nativa em quase todo território brasileiro, de ramagem densa, encontrada com muita frequência dispersa em campos, revestindo barrancos, cercas e nos altos das árvores.

Florescências numerosas, densas, com flores tubulares, longas, alaranjadas, claras ou escuras, nos meses de inverno, quando se destaca do restante da vegetação.

Multiplica-se por sementes e por estacas.

É a  flor que enfeita os mastros das festas juninas e que foi eleita representativa da cidade de Campinas-SP.


Vamos aproveitar para conhecer um pouco mais de uma das tradições da linda Festa de São João... 




O mastro de São João

O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos. Tendo hoje em dia uma significação cristã bastante enraizada e sendo, entre os costumes de São João, um dos mais marcadamente católico, olevantamento do mastro tem sua origem, no entanto, no costume pagão de levantar o "mastro de maio", ou a árvore de maio, costume ainda hoje vivo em algumas partes da Europa.
Além de sua cristianização profunda em Portugal e no Brasil, é interessante notar que o levantamento do mastro de maio em Portugal é também erguido em junho e a celebrar as festas desse mês — o mesmo fenômeno também ocorrendo na Suécia, onde o mastro de maio, "majstången", de origem primaveril, passou a ser erguido durante as festas estivais de junho, "Midsommarafton". O fato de suspender milhos e laranjas ao mastro de São João parece ser um vestígio de práticas pagãs similares em torno do mastro de maio. Em Lóriga a tradição do Cambeiro é celebrada em Janeiro.
Hoje em dia, um rico simbolismo católico popular está ligado aos procedimentos envolvendo o levantamento do mastro e os seus enfeites.
Fonte: Wikipedia 

Tenha um lindo dia.

"Se você não optar por ser feliz, ninguém poderá torná-lo feliz."





Nenhum comentário:

Postar um comentário