sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RUELLIA ELEGANS


RUÉLIA-VERMELHA


Herbácea perene, ereta, pouco ramificada, nativa do Brasil (serra da Mantiqueira), de 40-60 cm de altura. As folhas são pubescentes, espessas, sulcadas pelas nervuras persistentes.

Inflorescências eretas, mais altas que a folhagem, pouco ramificadas, com flores vermelhas, formadas durante o verão.

Cultivada isoladamente ou em grupos a pleno sol no meio de gramados, onde se destacam pelo colorido vivo de suas flores, em canteiros enriquecidos com matéria orgânica, permeáveis e mantidos umedecidos.

As flores são muito visitadas por beija-flores. É tolerante a baixas temperaturas de inverno, podendo ser cultivada em todo país.

Multiplica-se facilmente por sementes que germinam espontaneamente nas proximidades da planta-mãe.


A BELEZA DA REPRODUÇÃO
 

CORRUÍRA

Coloquei esse potinho de barro numa mesa na varanda.  Quando resolvi guardá-lo percebi que havia uns pauzinhos dentro dele. Comecei a observar e percebí a corruíra fazendo o ninho.


A corruíra mede 12cm. de comprimento. Seu canto trinado, alegre e melodioso, é ouvido principalmente no começo da manhã. Enquanto ela se move sobre construções ou na vegetação, emite sem parar um crét-crét, rouco e baixo. Bem pequena, pode ser escondida na palma da mão. É parente do famoso uirapuru, considerado por muitos como a ave brasileira que tem o canto mais bonito. Também a corruíra é grande cantadora.

Fonte: Wikiaves 
Tenha um lindo dia.

Se você estiver triste, verdadeira e sinceramente triste, essa tristeza o enriquecerá. 
OSHO

2 comentários:

  1. que foto MAIS LINDA!!!
    Essa minha Mamis é uma artista mesmo!!

    Parabéns!!!
    Beijos,te amo ;)

    ResponderExcluir
  2. Que lindinhos,que bom que estão bem protegidos.bjos

    ResponderExcluir