domingo, 5 de dezembro de 2010

A TOMADA DA LAGUNA

Hoje uma parada estratégica...

Quero compartilhar com vocês um momento de resgate do nosso passado, das nossas origens, da nossa história!

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. " Mahatma Gandhi

Mas para isso precisamos conhecê-la...



REPÚBLICA  JULIANA



A representação da República Juliana - em Laguna - Santa Catarina, que ocorreu nos dias 25 à  28-11-2010, teve início  com os bruxos fazendo a narrativa.


Apresentação da Dança Açoriana pela Escola do Distrito de Ribeirão Pequeno- meu Ribeirão.
Nota: Foi nessa escola que iniciei minhas atividades profissionais, como professora substituta.



Garibaldi, com o Seival, tomou Laguna com a ajuda dos Lagunenses.
 


Comemoração da República

 República Juliana, também conhecida como República Catarinense, foi um estado republicano proclamado dentro do território do atual estado de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembroRevolução Farroupilha, iniciada na província vizinha do Rio Grande do Sul, onde havia sido proclamada a República Rio-Grandense. do mesmo ano. Foi uma extensão da
A República Juliana, proclamada por Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi, formou uma confederação com a república vizinha, porém, sem condições de expandir-se pela província de Santa Catarina, não conquistando a Ilha de Nossa Senhora do Desterro, sede provincial do governo imperial, em novembro do mesmo ano - quatro meses após sua fundação, propiciaram-se condições para que as forças do Império retomassem Laguna, cidade-sede do governo republicano.



A procissão em agradecimento pela vitória.


O cenário da Igreja Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

A 14 de Julho de 1839 os lanchões rumavam a Laguna, sob o comando geral de David Canabarro. O Seival era comandado pelo norte-americano John Griggs, conhecido como “João Grandão”, e o Farroupilha comandado por Garibaldi.
Na costa de Santa Catarina, próximo ao Rio Araranguá, uma tempestade pôs a pique o Farroupilha, salvando-se uns poucos farrapos, entre eles o próprio Garibaldi.
Finalmente atacaram por terra, com as forças de Canabarro, e por água. Entrando em Laguna através da Lagoa Garopaba do Sul, cruzando a Barra do Camacho, passando pelo Rio Tubarão e atacando Laguna por trás, surpreendendo os imperiais que esperavam um ataque de Garibaldi pela barra de Laguna e não pela lagoa. Garibaldi com o Seival, tomou Laguna, com ajuda do próprio povo lagunense, a 22 de Julho de 1839.
A 29 de julho de 1839 proclama-se a República Juliana, para a preservação do porto em mãos republicanas. O nome "Juliana" refere-se ao mês da proclamação.
Fonte: wikipédia. 


Finalmente o amor de Giuseppe e Anita, representado pelos atores Henri Castelli e Adriana Birolli.




Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, (Morrinhos, Laguna, 30 de agosto de 1821Mandriole, Itália, 4 de agosto de 1849) foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos". Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da época.
 Ficheiro:Garibaldi2.jpg
Giuseppe Garibaldi (Nice, 4 de julho de 1807Caprera, 2 de junho de 1882) foi um general, guerrilheiro, condottiero e patriota italiano, alcunhado de "herói de dois mundos" devido a sua participação em conflitos na Europa e na América do Sul. Uma das mais notáveis figuras da unificação italiana, ao lado de Giuseppe Mazzini e do Conde de Cavour, Garibaldi dedicou sua vida à luta contra a tirania. Nasceu em Nizza (hoje Nice, na França), então ocupada pelo Primeiro Império Francês e que retornaria ao reino de Sardenha-Piemonte, com a queda de Napoleão Bonaparte, para ser depois cedida à França por Cavour, pelo tratado de Turim (24 de março de 1860).

Tenha um lindo dia.

"É preciso conformar-se e resignar-se quando as coisas são belas e não podem durar senão alguns instantes."

2 comentários:

  1. Mamisss...
    Pena que não consegui assistir este ano, e é uma pena que o espetáculo quase não aconteceu por falta de apoio! Espero que no próximo ano isso não aconteça...Laguna não pode deixar de lado o grande potencial turístico que anda tão esquecido.
    Beijos, e parabéns pela pesquisa ;)

    ResponderExcluir
  2. Que lindaaa!!! Divulgando maravilhosamente bem a terrinha!!??
    Beijão! Fer.

    ResponderExcluir