segunda-feira, 14 de março de 2011

PATA-DE-VACA

PATA-DE-VACA


A pata-de-vaca (nome popular), também conhecida como casco-de-vaca, ceroula-do-homem, unha de anta e vários outros nomes, é uma árvore com folhas alternadas com dois folíolos unidos pela base o que lhe dá o aspecto de uma pata de vaca. A árvore é enontrada em todo Brasil e ao norte da Argentina.

As flores, de cor branca, apresentam pétalas desiguais, filiformes. O fruto é uma vagem contendo várias sementes. Reproduz-se por sementes e é de fácil cultivo, não sendo exigente quanto ao solo e clima.

As folhas, as cascas dos ramos e as flores são usadas em chás e servem para tratar diabetes, serve também como diurético, contra diarréias e até como calmante.

Além de todos os benefícios é uma bela árvore com flores lindíssimas, de um branco leite que se destaca em qualquer jardim.



EU E MEUS SAPOS

Na década de 90 morávamos em um apartamento que tinha uma porta tipo vai-e-vem da cozinha para a copa. A porta estragou e na correria do dia-a-dia não encontrava alguém que arrumasse. Um dia passeando no shopping vi esse sapo e verifiquei que o seu peso serviria para manter minha porta sempre aberta. Na época nem pensava que os sapos entrariam na moda. Levei o sapo e o coloquei na porta. O sapo fez tanto sucesso e sempre que as pessoas  queriam me presentear me davam sapos. Hoje tenho vários, (porém esse foi o único que comprei) dentro de casa, no jardim, nos banheiros.

Tenho uma sobrinha, que (na época estava sem marido) olhando o sapo me disse: " Etti, esse sapo me olha de um modo tão simpático, será que se eu beijá-lo, não se transforma num príncipe?"
Rimos muito e sempre me lembro desse comentário bem humorado.

Esses estão embaixo de um pé de romã.
Aprendi a gostar dos sapinhos e soube que trazem sorte porque saltam sempre para frente e para o alto.
O sapo tem grande pretígio entre os índios. Eles são apreciadas por prenunciar a chuva e por seus poderes de limpeza e purificação.
 Os sapos têm sido símbolo de prosperidade, saúde e abundância em algumas culturas; e de fertilidade em outras. Os irlandeses acreditam que sapos são capazes de pregar peças nas pessoas.

Fonte: mania de sapo. 



 
Tenha um lindo dia. 
homork.gif (23400 bytes)  

"O saber é o que amplia a vida, permitindo à alma experimentar as mais acentuadas manifestações de felicidade e bem estar."


4 comentários:

  1. Mamisss...Eu amooo seus sapinhos!! São lindos e um mais simpático que o outro...É mesmo uma diversão. Sempre que vejo um sapo fofo lembro de vc e fico com vontade de comprar ;D

    Beijos, te amo muitoooo...

    Força neste momento difícil, tenho certeza que o Tio está descansando e sendo muito bem recebido...

    P.S. Vc já está como seguidora da Mari

    ResponderExcluir
  2. Etti, eu nunca tinha prestado atenção nos sapos mas realmente eles são muito simpáticos!Aqui onde moro tem muitos...de verdade rs mas gosto do barulhinho que eles fazem à noite.Quanto à pata de vaca, essa que você postou, é a bauhinia, não é? Tenho duas mas elas não são brancas, tem uma borda cor de rosa nas flores, são lindas, as flores parecem orquídeas e as folhas tem uma fenda que parece um casco de vaca. Acho que é a mesma. Espero que esteja tudo bem com você, um abraço

    ResponderExcluir
  3. Seu blog está mesmo muito lindo!

    Tia querida! Dia muito triste hoje, prá todos nós!
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir