terça-feira, 14 de junho de 2011

EPYPHYLLUM HOOKERI

 CACTO  ORQUÍDEA

  
A origem do nome é grega e significa sobre as folhas, pois suas flores surgem de ramos que parecem folhas. Raramente tem espinhos. Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados e suculentos, mas também podem se apresentar triangulares.

Em estado selvagem, na floresta, podem se desenvolver sobre árvores, mantendo as raízes no chão, quase como se fosse uma trepadeira. Retira a umidade do ar e do sereno. Quando cultivada necessita de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem. 


Ao gênero Epiphyllum pertence o cacto conhecido como Dama da noite. Suas flores são grandes, mais de 25cm e somente abrem à noite provavelmente porque os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno. O espetáculo destas flores abertas neste horário avançado é sempre ansiosamente esperado por quem as cultiva.

  Deve ser cultivada em local ensolarado e solo bem drenado. Pede um substrato de cultivo rico em matéria orgânica e misturado com areia, para boa drenagem e aeração. No verão devemos regar regularmente e fazer a adubação de cobertura. No inverno evitar regar, se estiver ao ar livre as chuvas serão até mais do que suficientes. É uma planta de cuidados simples. 


SENTADA NA VARANDA FAZENDO...
 
TARRAFA, que é uma rede de pesca circular com pequenos chumbos.
Estou mostrando os moradores do meu Ribeirão nos seus afazeres diários. Esta é a Sra. Olga que confecciona tarrafa nas horas de lazer e, segundo ela é um trabalho que,  além de ajudar nas despesas da casa, é feito com muito   prazer e carinho.

Tenha um lindo dia!



"O Presente é a sombra que se move separando o Ontem do Amanhã. Nele  repousa a esperança."


3 comentários:

  1. Etti, adorei este post, especialmente essa sua idéia de mostrar as pessoas em seus afazeres cotidianos. Me deu uma vontade de aprender a fazer rede! Que lindo! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uma casa é uma casa quando abriga o corpo e conforta a alma." Phillip Moffitt
    Linda essas flores,e senhora OLga que lindinha,quantos pensamentos ñ passam em sua cabeça enquanto tece,deve ser sua terapia.bjos

    ResponderExcluir
  3. Fantástico essa senhora fazendo tarrafa. eu também faço. Conheça meu blog: tarrafadepesca.blogspot

    ResponderExcluir