terça-feira, 30 de agosto de 2011

ENCONTROS E REENCONTROS

ENCANTO DE ENCONTROS E REENCONTROS

Recebi o convite de minha prima Liane Moraes, que é escritora Lagunense,  para participar de um encontro cultural  beneficente em prol do Hospital de Laguna. Foi uma noite memorável.

A apresentação teve início com o Contador de Histórias Thiago Santhiago narrando lindamente as lendas indígenas sobre a Vitória Régia, O Guaraná e o Urucum. Bela voz, lindos contos.


Após houve a apresentação de  três cantores , todos Lagunenses que cantaram lindamente clássicos da música Brasileira.




Em seguida houve a narrativa de poemas de Mário Quintana pelo grupo de escritores também Lagunenses.

Os reencontros do qual falei foi com Leonis, meu ex-aluno  (de bata branca), com uma velha amiga (de bata vermelha) da Escola Normal Almirante Lamego e a de verde é a minha prima Liane.
 

Por último houve a encenação da peça Terra Seca, pelo Grupo Teatral Terra, também de Laguna. A peça foi inspirada na problemática nordestina e sua tentativa de adaptação na grande metrópole com seus encantos e desencantos.

Foi bastante comovente mas também com momentos divertidos, tudo o que buscamos para alegrarmo-nos com conscicência.


Quando terminou a apresentação tivemos que registrar o reencontro.

Liane, eu e minha ex-aluna, hoje amiga, Marlene.

Tenha um lindo dia!

"A essência de toda arte bela, de toda arte grandiosa, é a gratidão."


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TILLANDSIA

CRAVO-DO-MATO

Cilíndricas, pendentes e bonitas, as inflorescências do cravo-do-mato despontam no meio de folhas lineares e em forma de roseta. Na natureza sua beleza é difícil de ser notada porque a espécie habita os troncos superiores das árvores, mas no jardim ela não passa despercebida.

 Pode ser cultivada amarrada a uma árvore ou em vaso, onde as cores de suas inflorescências atraem o olhar das pessoas e também dos beija-flores.

Bromélia delicada e bastante rústica, o cravo do mato pode até decorar a casa, contanto que fique em um local bem iluminado.

JARDIM NA LAGOA

Essa paisagem faz parte do meu caminho sempre que vou à cidade. Acho encantadora, me parece um jardim dentro do rio e da lagoa.

ARACUÃ

São minhas visitantes diárias, com algazarras ao amanhecer.
Pesa cerca de 620g e mede de 43 a 48cm. Tem o corpo inteiro marrom, fêmeas com manchas brancas em todo o pescoço e machos com um “colar” branco-amarelado.

O Aracuã (Aracuan Bird) além de ser um pássaro existente nas florestas da América do Sul, em especial no Brasil, foi um personagem fictício de desenho animado criado pela The Walt Disney Company. Nas histórias em quadrinhos é chamado de Folião.
Fonte: wikipédia

Tenha um lindo dia!
"Se você se sente desconfortável e está sempre tentando arrumar desculpas e justificativas para seus atos e pensamentos, pode estar certo que existe algo dentro de você necessitando de mudança."


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Orquídeas

A grande maioria das espécies apresenta flores pequenas e folhagens sem beleza. Apesar das flores não serem vistosas, o formato é muito atrativo e me prende atenção as espécies pequenas. Por outro lado das espécies vistosas os orquidicultores vêm obtendo diferentes híbridos de grande efeito comercial. Como em nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesses em colecionadores presentes em grande parte das cidades por todo mundo. Eu, particularmente, amo orquídeas e cultivo algumas, porém não sou conhecedora da espécie e conheço poucas pelo nome.






CASAL DE PICA-PAUS



Pela distância parece que estão brigados.

O pica-pau é uma ave de tamanho pequeno a médio com penas coloridas e na maioria dos machos com uma crista vermelha. Vivem em bosques (com frequência aparecem nas árvores do meu jardim) onde fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos das árvores. Alimentam-se principalmente de larvas de insetos que estão dentro dos troncos de árvores, alargando a cavidade onde se encontram as larvas com seu poderoso bico e introduzindo sua língua longa e umedecida pelas glândulas salivares. Os ninhos são escavados em troncos de árvores o mais alto possível para proteção contra predadores. Os ovos, de 4 a 5, são chocados pela fêmea e também pelo macho durante até 20 dias, dependendo da espécie.

Tenha um lindo dia!


"Caminhe com os olhos sempre bem abertos e aprecie a beleza que o rodeia."

terça-feira, 16 de agosto de 2011

AECHMEA BLANCHETIANA

GRAVATÁ

O gravatá é uma bromélia muito ornamental. Entre suas folhas amareladas e com espinhos nas bordas, surgem inflorescências muito vistosas na primavera. Elas brotam ao longo de uma haste floral avermelhada e muito ramificada e são compostas por pequenas flores envoltas por brácteas amarelas.

Também conhecida como bromélia porto-seguro, é uma planta perene e apresenta raízes aéreas. Por isso, além de ser cultivada em vasos e no jardim pode viver presa a árvores.

Nativa das regiões de restinga brasileiras, a espécie atinge até 90 cm de altura e tolera tanto sol pleno quanto meia-sombra.


PONTE HERCÍCLIO LUZ-FLORIANÓPOLIS-SC

Chagada em Fpolis hoje pela manhã, passando em cima da ponte, dia nublado e ao meio dia calor de 30 graus. Cidade linda, muitas saudades, muitas lembranças.

Como canta Lulu Santos:

 nada do que foi será
de novo do jeito
que já foi um dia
Tudo passa, tudo sempre passará.


Tenha um lindo dia!

            "Quando o inverno chega, parece que nunca vai acabar, mas sem você perceber a primavera começa a se manifestar."


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DICONDRA


Também conhecida como orelha-de-rato a dicondra é originária do Brasil, suas folhas muitos pequenas tem a superfície aveludada e com a face inferior de coloração mais clara. Suas flores são solitárias, minúsculas, brancas e sem importância ornamental. Fica uma graça em pequenos vasos.


Tenho dois vasinhos com dicondra, um dentro de casa, num lugar muito especial e outro na entrada na varanda.

BORBOLETA 88

Borboletas sempre me encantam e a 88, alguém me disse, quando criança, que essa era uma borboleta rara e por esse motivo especial e eu passei a informação para minhas meninas. Que era muito boa sorte encontrar uma borboleta 88. Há pouco tempo tempo, minha filha Dani foi às Cataratas do Iguaçú e logo que chegou encontrou a borboleta 88. Ficou super feliz e contou para o namorado a boa sorte. O namorado foi logo dizendo: Dani, bota sorte nisso, olha a quantidade de 88. Ríram muito, pois disseram que lá tem muiiiiiiiiitas 88.

Feliz dia dos Pais,

ao seu pai, ao meu pai ao pai das minhas filhas e ao pai do meu neto, que tem a grande missão. 

Tenha um lindo dia!

"Você pode ter grandes responsabilidades, mas não é preciso se curvar sob seu peso."

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ERYTHRINA

MULUNGU-DO-LITORAL

É uma árvore de pequeno porte, muito ornamental, conhecida também como flor candelabro. Nativa do Brasil, ocorre nas restingas  do litoral e floresce no inverno, época em que perde todas as folhas.

Tenho a sorte de ter nas duas cores. A vermelha consegui à alguns anos quando fazia caminhadas na Av. Bairamar-Fpolis, tem muitas dessas árvores e ficam parecendo mesmo candelabros. A de côr rosa consegui em um terreno cercado por muros altos, e meu marido teve de subir para pegar um galhinho, aqui em Laguna-SC.



JARDIM DO PALÁCIO DE VERSALHES

 
Sempre observo a diferença dos jardins e me impressiona  a perfeita geometria do estilo dos jardins europeus.

JARDIM PRÓXIMO A SACRÉ-COEUR-PARIS

A variedade de flores me chamou atenção para esse espaço perto de um dos mais belos locais em Paris, na subida para Sacré-Coeur.

Tenha um lindo dia! 

"O segredo da paz íntima é agir um tanto mais além de nossas supostas possibilidades na construção do bem."


sábado, 6 de agosto de 2011

JOANINHA

Hoje, logo que acordei, escutei uma forte batida no vidro da janela e corri para socorrer pois sabia que era um  pássaro. Estava caído na varanda, com as pernas para cima, segurei e ví que o bico estava para baixo a cabeça caída, os olhinhos fechados  e achei que estava morto. Para minha surpresa  percebí que vivia e, mesmo muito nervosa, comecei  os primeiros socorros. Coloquei embaixo de uma panela e bati com uma faca, não sei para que, mas era assim que fazia quando criança, e pedi muito que não morresse nas minhas mãos. Eu, mesmo morando num sítio não consigo pegar bichinho nenhum, porém como estava sòzinha tive que prestar socorro. Joguei água na cabeça e coloquei o bico dentro da água. Ele bebeu um pouco e se apoio no meu dedo. Me olhava muito. Entrei em casa com ele no dedo, peguei a máquina fotográfica e com a mão esquerda consegui fotografá-lo. Foram várias fotos até que finalmente levantei o braço e êle voou. Contei para o meu irmão e soube que se chama joaninha e que faz muitos anos que êle não vê  esse pássaro. Foi interessante pois quando falei para êle que parece que parecia gemer, antes de ver a foto, êle já disse que era joaninha.
Ganhei meu dia, além de salvá-la fiquei conhecendo mais uma espécie.

Hoje também tive a feliz sorte de fotografar essa borboleta que é sempre bem louquinha, está sempre voando e quando consigo vê-la pousada é sempre com as asas fechadas.

Tenha um lindo dia!

"Quando sentimos compaixão podemos abandonar nossas expectativas e deixar que os outros escolham seu próprio caminho."


terça-feira, 2 de agosto de 2011

ORQUÍDEAS

Há uma hora certa e uma estação certa para tudo. Com todo esse frio e chuva que está fazendo e como temos de fluir com o ritmo da vida, mostro minhas orquídeas que estão floridas e que me proporcionam perfeita paz.


Essa é uma mini-orquídea.




Tenha um lindo dia!

"Sempre existirão flores para aqueles que querem vê-las."