sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BABIANA

FLOR-DE-VELUDO

Herbácia bulbosa, ereta muito florífera, de 20-30 cm de altura. Inflorescências pequenas, contendo várias flores perfumadas de cor azul, formadas no início da primavera.

Cultivada a pleno sol em bordaduras ou maciços isolados, em canteiros ricos em húmus e mantidos úmidos. É uma planta de clima frio e po isso desenvolve-se melhor no sul do país.

Multiplica-se por bulbos, que devem ser separados e plantados no outono.

CURIOSIDADE: O nome é derivado do macaco babuino que costuma escavar o solo em busca de seus bulbos.

BELA FLORADA DA LAÉLIA PURPURATA

Essa é uma época de belas floradas de orquídeas, em especial das laélias .

A Laélia Purpurata foi descoberta por François Devos em 1847, tendo-a encontrado em abundante quantidade no litoral da então Província de Santa Catarina, e exportada para a Bélgica e Inglaterra.

Nas décadas de 1920 a 1940 a Laélia foi exportada, através de Florianópolis, sendo Santa Catarina considerada o maior exportador de Orquídeas do Brasil, associando-se o nome desta flor, em termos nacionais, ao nosso Estado.

Dentre todas as flores, a Orquídea é considerada flor nobre e os orquidófilos dão a Laélia Purpurata uma posição de destaque.

Em 13 de dezembro de 1983, o então Governador Esperidião Amin Helou Filho assinou o Decreto n. 20.829 que “Identifica o taxon Laélia Purpurata Lidley variedade purpurata como Flor Símbolo do Estado de Santa Catarina.
Fonte:wikipédia
Tenha um lindo dia!


"O ar que respiramos, a brisa que embaraça nossos cabelos, o verde das árvores e o colorido das flores nos é dado por Deus gratuitamente."




6 comentários:

  1. Que lindas flores! Tenha um ótimo fim de semana. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Lindassss...Muito legal esta linda flor ser o símbolo de Santa Catarina ;)

    Beijos Mamisss...

    Te amo ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita. Vim retribuir. Aproveito para te dizer q tb adoro flores, a natureza, os animais. Participo de uma blogagem coletiva a respeito de proteção ambiental. Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Etti! Você me apresentou duas lindas flores!A primeira é justamente o tipo de planta que falta no meu jardim. Aqui só tenho grama, árvores e trepadeiras, estão faltando bordaduras e canteiros. Pena que ela é de clima frio, aqui não vai dar certo!Gostei de saber que essa orquidea é a flor simbolo do seu estado. Um abraço, querida

    ResponderExcluir
  5. Oi Etti,a flor q achei,plantada na lixeira,é essa flor de veludo,é linda,linda é dssa cor.AS orquides tão lindas.Sabado uma conhecida do 1 edifico,me falou q depois do almoço,ia cm a familia la na pedra da Lu z,Cmo eu ama esse paraiso,passou a infancia dos filhos dos netos aqui,e disse q aqui é o lugar onde ela ve DEus,achou a homenagem linda,e agora final da caminhada é lá.bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu cai no seu blog justamente por estar procurando a identificação da Bibiana. Eu tenho elas no meu jardim e não conseguia identificar. Agradeço por ajudar.

    Quanto a orquídea da foto, lamento informar, mas não é uma Laelia purpurata, e sim uma Cattleya intermedia.
    As purpuratas florescem mais tarde, inicio de novembro em diante. E a flor e vegetal são diferentes.
    Abraço

    ResponderExcluir