quarta-feira, 25 de maio de 2011

CHRYSANTHEMUM

MARGARIDA

Herbácea perene, rizomatosa, originária da Europa e Cáucaso, de 40-60 cm de altura. Flores pequenas, reunidas em capítulos grandes, brancos com centro amarelo, simples ou dobradas, solitárias sobre hastes longas, eretas e firmes, formadas no verão e outono.

Cultivada a pleno sol, em bordaduras ou em conjuntos isolados, bem como em canteiros para produção de flor de corte, em solo permeável enriquecido de matéria orgânica. Aprecia climas frios. É uma das herbáceas mais cultivadas no sul do país.

Multiplica-se por divisão de touceira, tomando-se o cuidado de garantir que as mudas venham acompanhadas de parte do rizoma, preparados de preferência após o florescimento no outono.

"Desfolhei a Margarida
Pra ver se meu bem me quer
Desfolhei a Margarida
Margarida, mal me quer."

Era bastante divertida essa brincadeira. Sempre queríamos que acabasse no bem-me-quer.

UM LUGAR E UM CASAL ESPECIAL

O amor é linnnnnndo!
Dizem que esses patos quando se acasalam permanecem juntos a vida toda e, mesmo quando um morre o outro não se acasala mais. Será verdade?
Tive o privilégio de fotografá-los em um jardim maravilhoso.



Tenha um lindo dia!

 

"Atenda ao bem pela alegria de servir, sem cobrar tributos de gratidão."


domingo, 22 de maio de 2011

MONSTERA DELICIOSA

COSTELA DE ADÃO


Também conhecida como banana-do-mato e ceriman, a mosntera é semi-herbácea prostrada ou ascendente, quando apoiada em suporte, vigorosa, rizomatosa, originária do México, com folhas grandes, coriáceas, recortadas, perfuradas muito ornamentais. 

O espádice, que abriga as flores de tamanho reduzido, é muito perfumado e os frutos resultantes são comestíevis.

FRUTO

Cultivada geralmente tendo como apoio muro, parede, xaxim, árvore ou palmeira, visando formar conjuntos a meia-sombra. É uma das plantas deste grupo mais tolerantes a baixas temperaturas.

Multiplica-se por estacas obtidas por divisão do caule ascendente e espesso.

MAIS UMA ESPÉCIE DE COGUMELO

 A presença de cogumelos num determinado habitat significa que os fungos que os produziram encontram as condições ideiais para se alimentarem, subsistirem e reproduzirem. 
Espero que continuem encontrando condições ideais em meu jardim .

Tenha um lindo dia!


"Em vez de lutar contra os acontecimentos, aprenda a fluir com eles, encontrando assim, paz e compreensão."


sexta-feira, 20 de maio de 2011

HELICÔNIA

HELICÔNIA-PAPAGAIO

Também conhecido como tracoá, caetezinho e planta papagaio é um arbusto rizomatoso, de textura herbácea, entouceirado, ereto, nativo do Brasil, de 1,5-2,0 m de altura, de florescimento ornamental. Folhas oval-lanceoladas, coriáceas, lisa com pecíolo curto.
Inflorescências muito duráveis, curtas, sobre hastes longas, eretas, com brácteas em forma de barco, finas, as da base longas vermelhas, amarelas e róseas.

Cultivado como planta isolada, em grupos ou renques, a pleno sol, em terra fértil e irrigada periodicamente. É uma das espécies mais cultivadas para flor de corte. É um pouco tolerante ao frio.

Multiplica-se por divisão da touceira, efetuada em qualquer época do ano.

☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆

A graça que acrescenta...


A sutil beleza de uma borboleta pousada na alça de um cesto.

☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆≈≈≈☆


Tenha um lindo dia!


"A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo."


segunda-feira, 16 de maio de 2011

LANTANA

LANTANA-CAMBARÁ

  

Também conhecida como verbena-arbustiva, cambará- miúdo,cambará-de-cheiro, é um arbusto perene, ramificado, de textura semi-herbácea, florífero, originário das Antilhas até o Brasil, de 0,50-2,0m de altura, de ramos eretos ou reclinados, às vezes com espinhos.

Inflorescências densas, rijas, com flores pequenas, mutáveis, amarelas, brancas, alaranjadas ou róseas, formadas no decorrer de quase o ano todo, muito visitadas por borboletas.

Adequada para formação de maciços e para bordaduras ao longo de muretas, paredes, muros, grades, a pleno sol. É resistente a podas.

Multiplica-se facilmente por sementes e principalmente por estacas.


LAGUNA - SC

Sempre me encanta alguns locais da minha cidade; a praia, o cais. Quando criança era no cais que eu esperava, aos sábados, a minha volta para casa depois de uma semana de aula. Adorava observar as gaivotas mergulhar em busca do seu alimento. Gostava de ver as canoas chegando e partindo enquanto aguardava minha embarcação, olhando de longe o meu Ribeirão.


Tenha um lindo dia!


"Se você deseja vencer, aprenda a sorrir, além do cansaço."



terça-feira, 10 de maio de 2011

DIETES IRIDIÓIDES

MORÉIA


Herbácea perene, ereta, rizomatosa, entouceirada, originária da África do Sul, de 30-50 cm de altura, com florescimento decorativo. Folhas partindo da base, em leque, linear-lanceoladas, verde-escuras.

Inflorescências eretas, ramificadas, com poucas flores semelhantes a íris, grandes brancas, amareladas por fora, formadas da primavera ao outono. Há diversas variedades hortícolas em cultivo no país.

Cultivada em renques ou conjuntos, em canteiros a pleno sol, com terra bem estercada, permeável e irrigadas a intervalos. Desenvolve-se e floresce melhor em climas frios, como aqui no sul e em regiões de altitudes.

Multiplica-se por divisão da touceira em qualquer época do ano.
☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

VISTA DE LAGUNA-SC


 Minha cidade em noite de lua cheia. Decidimos ver a lua nascer na praia e acabamos voltando do meio do caminho, o tempo fechou, mas consegui esta bela imagem vista da estrada.


Tenha um lindo dia!


"A felicidade não é um tapete mágico. Ela nasce dos bens que você espalhe, não daqueles que se acumulam inutilmente."


sexta-feira, 6 de maio de 2011

HOMENAGEM ÀS MÃES

DIA  DAS  MÃES


 FELIZ DIA DAS MÃES, para você que é mãe, e para sua MÃE.
Que seu dia seja muito especial, com saúde, paz e muito amor.


Essa é a orquídea chocolate, o aroma é delicioso, puro chocolate,  ganhei de presente de minha filha Dani em 2007 e todos os anos ela me presenteia com bela florada o que me deixa muito feliz.


Para minha filha Fernanda, que é mãe, toda felicidade e paz.


O lilás está associado a fé, misticismo, religiosidade. Nele, toda força do roxo é iluminada pela pureza do branco, fazendo ponte entre o céu e a terra. Ele abre nossos canais espirituais e nos aproxima de Deus.
Fonte: O poder das cores - especial Bons Fluidos
Essa ganhei da minha FILHA ANJO,  de presente de aniversário de casamento em 2004, e nos meses de dezembro está sempre belíssima.

Tenha um lindo dia!


"Eu agradeço pelo dom da maternidade. Agradeço pela benção que são meus filhos em minha vida. Agradeço por estabelecer entre mim e eles um laço sagrado de amor que não pode ser rompido e é capaz de sustentá-los em qualquer situação da vida."


quinta-feira, 5 de maio de 2011

CAETÊ-BRAVO


Herbácea rizomatosa, perene, robusta, ereta, ramificada, florífera e de folhagem ornamental, nativa do Brasil, com 0,50-1,50 cm de altura. Folhas espessas, verde-escuras, brilhantes, com a nervura central esbranquiçada na juventude e vermelho-escura na face de baixo.

Inflorescência alta, terminal, com flores pequenas brancas e brácteas vermelhas muito vistosas, formadas nos meses de primavera.

Cultivada como planta isolada ou em conjuntos, a meia sombra, em canteiros bem estercados e permeáveis. É sensível a geadas, devendo ser cultivada apenas em regiões de clima tropical ou sub-tropical.

Multiplica-se facilmente por divisão da touceira e por estacas, em qualquer época do ano.

✿⊹⊱ ⊰⊹✿ 

LAGOINHA DO RIBEIRÃO


A beleza bucólica sempre me encanta.
Um sino que toca e me põe no presente,
A canoa, o pescador, a gente.



Tenha um lindo dia!


"Quando você consegue se encarar e perceber suas próprias falhas você está no caminho certo e será capaz de encontrar a solução perfeita para seus problemas."


terça-feira, 3 de maio de 2011

IPOMOEA

IPOMÉIA-RUBRA




Trepadeira semi-herbácea, perene, das Índias Orientais, de crescimento moderado, com folhas palmadas, lisas e brilhantes.

Flores de cor vermelho-bordô, brilhantes, de consistência cerosa, muito vistosas e também por issso é conhecida como trepadeira-cardeal.

Seu cultivo é destinado ao revestimento de grades, treliças, bem como de cercas, florescendo principalmente nos meses de primavera e verão, perdendo parte das folhas nas regiões de clima mais frio.

Multiplica-se por estacas, cujo preparo deve ser feito sob a proteção de estufas promovendo assim melhor enraizamento.


UMA BELA PLANTA DE UM LINDO PAÍS

Índia

A Índia é um país federal asiático que ocupa a maior parte do subcontinente indiano e ainda as ilhas . Anexada gradualmente pela Companhia das Índias Orientais Britânica desde o início do século XVIII e colonizada pelo Reino Unido desde os meados do século XIX, a Índia tornou-se uma nação moderna em 1947 após um esforço para a independência que foi marcada pela difundida resistência não-violenta.



VISITA EMOCIONANTE


É a segunda vez que vejo esse pica-pau e fiquei muito feliz em poder fotografá-lo. É muito lindo porém difícil de fotografá-lo, pousa muito alto. Veio em dias seguidos e no mesmo horário. 
Tentei identificá-lo mas fiquei em dúvida, não sei se é o pica-pau-do-topete-vermelho ou pica-pau-da-banda-branca. Só sei que será sempre bem-vindo. 


Tenha um lindo dia! 


"O importante não é quanto temos, mas o quanto desfrutamos."