terça-feira, 28 de junho de 2011

CLERODENDRUM UGANDENSE

CLERODENDRUM AFRICANO


Arbusto originário de Uganda e Zimbábua – África, o arbusto é muito ornamental e atinge até 3 m de altura.


Cresce vigorosamente e deve ser podada uma vez ao ano. É sensível a geadas.


As flores com nuances azuladas surgem quase  o ano todo reunidas em inflorescências curtas nas pontas dos ramos.

É indicado para formar maciços ou renques ao longo de cercas e alambrados, em regiões de clima tropical quente.

Reproduz-se por estaquia e se desenvolve em clima quente e solo areno-argiloso, acrescido de matéria orgânica.

Obs.: achei lindíssima essa flor que parece borboleta. Tenho procurado muda mais ainda não consegui. Fotografei em Joinville-SC e compartilho com você.

PASSEIO DE TREM Á PARANAGUÁ-PR


Enquanto o trem corria meus pensamentos voavam e voltei ao ano de 1973 quando fiz meu  primeiro passeio de trem à Paranaguá com minha primeira filha (minha filha anjo) que tinha um mês. Foi emocionante voltar depois de tanto tempo, com lembranças de uma vida. O passeio foi lindo,  cidades bucólicas como Antonina e Morretes..
Paranaguá é uma cidade histórica do litoral paranaense. A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da linha férrea que fez sua ligação com Curitiba. Dessa forma, o Porto de Paranaguá tornou-se o segundo do Brasil em volume de movimentação e o primeiro na área de transporte de grãos. A cidade é rica em construções históricas a serem exploradas: museus, igrejas, casarões coloniais, monumentos, entre outros.




Tenha um lindo dia!

"Pare de perseguir sonhos impossíveis e encontre dentro de você o que procura."


sexta-feira, 24 de junho de 2011

SÁLVIA

S Á L V I A


Também conhecida como sangue-de-adão e alegria dos jardins a sálvia é uma herbácea perene, ereta, nativa do Brasil, de 30-80 cm de altura, de florescimento muito vistosa. Folhas ovaladas e denteadas.

Flores vermelhas, formadas quase o ano todo, reunidas em espigas. Ocorrem também outras variedades de cores. Geralmente é cultivada como anual ou bienal. A poda após o florescimento revigora a planta e a torna perene. Tolera baixas temperaturas.

É multiplicada principalmente por sementes em qualquer época do ano.

CAMÉLIA...pura beleza ...

- Foi a camélia que caiu do galho...


Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim "chá" (), complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.
Este gênero apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da India, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio. Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam suave perfume. Os frutos são cápsulas globosas, que podem variar do tamanho de um amendoim ao de uma maçã, com cerca de 3 sementes esféricas.


Tenha um lindo dia!


"Desculpe sempre porque todos temos algum dia em que necessitamos de perdão."


segunda-feira, 20 de junho de 2011

SANSEVIERIA CYLÍNDRICA


LANÇA-DE-SÃO-JORGE

Herbácea rizomatosa, entouceirada,ereta, originária da África Tropical, de 50-90 cm de altura, de folhagem ornamental. As folhas reunidas em tufo, são cilindricas, longas, pontiagudas, suculentas e com manchas branco-acinzentadas.

Inflorenscências eretas, firmes, com flores branco-róseas, de importância secundária como fator ornamental.

Cultivada em vasos, bordaduras ou maciços, em canteiros a pleno sol, com terra fértil, permeável e irrigada periodicamente. Apropriada para jardins de pedras, pois é planta rústica que resiste muito bem a aridez.

Multiplica-se por divisão da touceira efetuada em qualquer época do ano.


FLOR-DE-SEDA

Divido com você mais esta bela florada dessa flor que para mim parecem anjos.


Um dos cactos mais apreciados e difundidos, a flor-de-maio, floresce em pleno outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no hemisfério norte. Por este motivo é bastante comercializado nestas época para presente. Seu caule é formado de várias partes (artículos) que podem ser destacados para formar novas plantas. A cada ano, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser rosas, brancas, laranjas e vermelhas e atraem beija-flores.

Tenha um lindo dia!

 

"Abençoando e agradencendo por tudo,  você está pondo em prática uma das leis mais importantes de prosperidade e fartura, porque com amor e bençãos vem a abundância."


terça-feira, 14 de junho de 2011

EPYPHYLLUM HOOKERI

 CACTO  ORQUÍDEA

  
A origem do nome é grega e significa sobre as folhas, pois suas flores surgem de ramos que parecem folhas. Raramente tem espinhos. Suas flores são grandes, vistosas e coloridas e seus ramos são achatados e suculentos, mas também podem se apresentar triangulares.

Em estado selvagem, na floresta, podem se desenvolver sobre árvores, mantendo as raízes no chão, quase como se fosse uma trepadeira. Retira a umidade do ar e do sereno. Quando cultivada necessita de pouca água e substrato bem arenoso para as raízes respirarem. 


Ao gênero Epiphyllum pertence o cacto conhecido como Dama da noite. Suas flores são grandes, mais de 25cm e somente abrem à noite provavelmente porque os insetos que realizam a sua polinização são de hábito noturno. O espetáculo destas flores abertas neste horário avançado é sempre ansiosamente esperado por quem as cultiva.

  Deve ser cultivada em local ensolarado e solo bem drenado. Pede um substrato de cultivo rico em matéria orgânica e misturado com areia, para boa drenagem e aeração. No verão devemos regar regularmente e fazer a adubação de cobertura. No inverno evitar regar, se estiver ao ar livre as chuvas serão até mais do que suficientes. É uma planta de cuidados simples. 


SENTADA NA VARANDA FAZENDO...
 
TARRAFA, que é uma rede de pesca circular com pequenos chumbos.
Estou mostrando os moradores do meu Ribeirão nos seus afazeres diários. Esta é a Sra. Olga que confecciona tarrafa nas horas de lazer e, segundo ela é um trabalho que,  além de ajudar nas despesas da casa, é feito com muito   prazer e carinho.

Tenha um lindo dia!



"O Presente é a sombra que se move separando o Ontem do Amanhã. Nele  repousa a esperança."


sábado, 11 de junho de 2011

SENNA MACRANTHERA

FEDEGOSO

 
 Árvore de pequeno a médio porte.  Seu nome é devido ao fruto, uma pequena vagem que contem um líquido de odor desagradável. Sua floração é bastante duradoura.

De raíz grossa, folhas pequenas e ovais, caule com muitos ramos, flores amarelas. O fruto é uma vagem comprida.

Comum em todo Brasil, levanta dúvida se é uma espécie nativa pois é encontrada em várias partes do mundo.

Tem uma bela floração e é atrativa para abelhas.

CARRO DE BOI

O Carro de boi é um dos mais primitivos e simples meios de transportes, ainda em uso nos meios rurais, utilizado para o transporte de cargas (produtos agrícolas) e pessoas.

Assim também ainda é no meu Ribeirão.   O homem volta da roça trazendo o carro de boi carregado de lenha e a  mulher  espera para ajudar a descarregar, enquanto o homem retira a canga dos bois. Hoje consegui uma foto de Sr. Osni voltando do trabalho com uma carrada de lenha.

O som produzido pelo eixo em atrito, é uma música para meus ouvidos, a vida simples e feliz do casal, é uma rica poesia que me encanta.



 Tenha um lindo dia! 
 
"Melhore sempre as suas condições pessoais, pelo trabalho e pelo estudo, a fim de que você possa melhorar a vida, em derredor de você."


quarta-feira, 8 de junho de 2011

PAPHIOPEDILUM LEANUM

 ORQUÍDEA SAPATINHO


Originária da Tailândia a orquídea sapatinho, também conhecida como queixuda, é de crescimento lento, com tamanho até 15 cm de folhas estreitas flexíveis, com a nervura bem marcada.

As flores tem formato exótico, onde o labelo tem o formato de um queixo ou sapato, e por esse motivo são conhecidas como queixuda ou sapatinho.
Por isso os colecionadores dessa espécie intitulam-se de sapateiros.


As flores são solitárias em longa haste de 15 cm e permanecem por longo tempo, de até mais de 20 dias. Há um grande número de espécies e fazem sucesso em exposições e floriculturas.

É uma orquídea de cultivo relativamente fácil, e mesmo quando sem flores sua folhagem é atrativa e é um belo adorno para cultivo em sacadas. O substrato para cultivo deve ser bem poroso e levemente úmido.

☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

BELAS BORBOLETAS

Não posso ver e deixá-las voar sem antes tentar fotografá-las. São tantas e tão lindas, com suas belas cores, de diferentes tamanhos e sempre tão apressadas que fico muito feliz sempre que consigo uma pose e posso mostrá-la.

☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

Tenha um lindo dia!


"A dúvida significa que você não tem qualquer posicionamento; com uma mente aberta, você está disposto a indagar. A dúvida é o melhor ponto por onde começar."


domingo, 5 de junho de 2011

ASPLENIUM

ASPLÊNIO- NINHO-DE-AVE

Samambaia herbácea originária da Ásia, de folhas em roseta, grandes, inteiras, verdes, brilhantes, de nervura central escura, de 30-90 cm de altura. A coroa de folhas é revestida por brácteas pretas. As folhas novas surgem enroladas no centro da planta. Ocorre uma variedade de folhas finas, onduladas e muito ornamental.
Planta epífita na região de origem, é cultivada em vasos em locais sombreados, livres de vento, com substrato de terra vegetal rica e mantida sempre úmida. Também cultivada em jardineiras suspensas.

Multiplica-se assexuadamente por meio de esporos e por divisão da planta contendo um pedaço do rizoma.

PESCA DA TAINHA - LAGUNA/SC

A tradicional pesca da tainha em Laguna, tem a ajuda dos Botos. Tive a oportunidade de assistir e é realmente encantador. Enquanto os pescadores aguardam sentados em suas canoas, com um vento sul fortíssimo e muito frio, o Boto vai trazendo o cardume para perto das canoas e é o sinal para os pescadores atirarem suas tarrafas. Na foto menor, do centro, aparece uma parte do Boto. Foi só o que consegui fotografar, mas o que ví me deixou maravilhada.

Tenha um lindo dia!

wet_re10.gif (126115 bytes)

"Aqueles fortes ventos que batem firme não são realmente inimigos. Eles ajudam você a integrar-se. Parece até que vão desenraizá-lo, mas, ao lutar com eles, você se enraíza."


quarta-feira, 1 de junho de 2011

HIBISCUS ROSA-SINENIS

HIBISCO DA CHINA

Arbusto fibroso e lenhoso, originário da Ásia Tropical, de 3-5 m de altura, Existe um grande número de variedades e formas cultivadas no país. Existem formas de folhas estreitas, variegadas ou não e de flores pequenas com pétalas crespas.

As flores são sempre solitárias, e nesse grupo nas cores principais vermelha, rosa e branca formadas no decorrer de quase o ano todo.

É cultivado como planta isolada e para formação de renques como cerca-viva ou simplesmente em conjuntos. É a flor símbolo da Havaí. Planta tropical, não tolera geadas. Multiplica-se por estacas e alporques.

RECEITA: CHÁ DE HIBISCO QUEIMA GORDURA LOCALIZADA
Como fazer o chá - Para preparar a bebida, é necessário comprar o produto desidratado no supermercado. Assim, adicione uma colher de sopa de hibisco para um litro de água. Após ferver por 5 minutos, o chá estará pronto e poderá ser consumido quente ou gelado. Outra opção é comprar o chá em sache e seguir as orientações do fabricante. Você também pode incrementar o chá com canela e maçã.

☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

 Peço desculpas, pois estive uns dias afastada por estar sem internet. Por sorte consegui resolver o problema hoje, o primeiro dia do mês de junho. Já que iniciei com hibisco vermelho, aproveiro para falar um pouco sobre essa cor quente, pois o inverno está próximo.



Como o sangue, o vermelho estimula a alegria de viver, a felicidade de criar e realizar. Para as filosofias orientais, essa cor é uma das sete que regem os chacras - centro de energia posicionados ao longo do corpo, responsáveis por nosso equilíbrio físico, mental e espiritual.
Na cultura chinesa está associado a sorte, felicidade e fama. A cor está ligada ao signo de Áries e seria a responsável por imprimir nos arianos o caráter impetuoso e ousado.
Este tom acende a vida. Como o fogo, aquece, ilumina e hipnotiza. É, enfim, energia em movimento. Proporciona coragem e vontade de viver. Cercar-se de objetos vermelhos é uma maneira de trazer o espectro solar para dentro de casa e desfrutar de todo calor que ele irradia.
Fonte: especial Bons Fluidos.


☆….☆¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•*¨) ¸.•☆ ☆•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ (¨*•.¸ ☆….☆

Tenha um lindo dia!

"Quando uma falha ocorre, há apenas atraso, mas não derrota. É um desvio temporário, mas não um beco sem saída."