quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TILLANDSIA

TILÂNDSIA-AZUL



 Da família das bromeliáceas, a TILÂNDSIA-AZUL é uma herbácea perene, epífita, rizomatoza de florescimento ornamental, de 20-30 cm de altura, originária do Equador.
 Folhas em roseta basal, lineares, acanaladas, marrom-arroxeadas  na base.

Inflorescência ereta, acima da folhagem em espiga achatada com a forma de remo, larga, com brácteas roseas dispostas em leque característico e flores numerosas sucessivas, com pétalas orbiculares, azul-violeta, formadas nos meses de primavera-outono.

Cultivada em vasos preenchidos com fibra de xaxim e húmus e mantidos em locais protegidos, com tolerância para lugares abertos, evitando sol direto.


Multiplica-se por sementes postas para germinação em local protegido, bem como por divisão da planta quando forma brotações laterais.


PRESENTE DA NATUREZA


É sempre bom ganhar presente, mas uma flor nascida sem que tenhamos plantado é um presente da natureza que me emociona.

Foi o que aconteceu hoje com esta amarílis. Fiquei muito feliz quando acordei, olhei pela janela e lá estava ela, toda linda enfeitando um espaço do meu jardim. 




Tenha um lindo dia.

"Ser feliz é contemplar o belo, é fazer diariamente das pequenas coisas um espetáculo aos olhos."



Um comentário:

  1. Etti é inacreditavel essa flor nascer desabrochar assim,que mágico ja vi essa folhagem mais nunca cm essa flor é um presente pros olhos,como tudo que a naturesa nos dá de graça.Como dizia um poeta do seculo 18 (É a unica ves que vejo natureza e sabedoria andarem separados)Um pensameto que hoje serve muito bem pro nosso tempo.
    PRESERVAR É PRECISO...BJOS

    ResponderExcluir