quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ROSA

R-O-S-A-S

Dia 25 de fevereiro de 1973, foi o dia que conheci minha maior felicidade: ser mãe.  Nesse dia nasceu minha primeira filha, que hoje eu chamo de "filha anjo", por isso minha homenagem à ela com as rosas que tanto amava.


A rosa é, na minha opinião, a mais nobre das flores. Encontrada em diferentes cores, e tamanhos é realmente a rainha das flores.


Temos a roseira-miúda, com poucos ou totalmente sem espinhos. A mini-rosa que é adequada para vasos e bordaduras. A trepadeira, que são apoiadas em paredes e cercas. A roseira rugosa que é densamente espinhenta, originária do japão.


Cultivada como planta isolada ou em conjuntos, em canteiros de terra fértil, permeável e irrigadas a intervalos.

É a principal e a mais antiga fornecedora de flores de corte em uso comercial no país.
 Desenvolve-se melhor e floresce mais intensamente em climas de temperatura amena, como no sul do país ou em regiões de altitude dos subtrópicos.

Multiplica-se facilmente por estacas, cortadas após o florescimento e postas a enraizar em recipientes individuais.

As Rosas
Rosas que desabrochais,
Como os primeiros amores, ...

          Tal é o vosso destino,
          Ó filhas da natureza;
          Em que vos pese à beleza,
                   Pereceis;
          Mas, não... Se a mão de um poeta
          Vos cultiva agora, ó rosas,
          Mais vivas, mais jubilosas,
                   Floresceis.

Machado de Assis

Agradecimentos:  à Deus por ter me presenteado com filhas maravilhosas, ao meu "Negrinho" por ajudar na realização dos meus sonhos, ao artista "Paca" pela beleza da arte, ao amigo "Reny" por ter descido o costão com a pedra no ombro e a querida "Lu" por ter me feito essa linda dedicatória no último livro que me presenteou.

Tenha um lindo dia!






8 comentários:

  1. Mamis, que linda homenagem, que linda mensagem...Eu agradeço todos os dias por ter me oferecido uma Família tão linda e tão Feliz para viver e compartilhar meus dias!

    Amo vocês!

    Dia de saudades...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. .....Clareia manhã o sol vai esconder a clara estrela,ardente perola do céu,reflentindo teus olhos...
    O q ti dizer,ñ tem nada que possa ti dizer diante dessa saudade enorme de mãe,mais quero ti dizer que sempre vou estar contigo e que ti amo muito.
    Minha homenagem pra nossa amada,fiquei ouvindo o CD do casamento e as musicas do Milton,de qunando ouviamos e ela estava la cm a gente,era só uma menina,linda e antenada.Bjos amada no seu coração.Ha e escrevi um lance ,dessa vez ñ mandei pela garrrafa mandei pela net,va saber...Ha mais mistérios......bjos

    ResponderExcluir
  3. OI Mamis!
    Desculpa não ter te ligado hoje. Mas é que tá ficando cada vez mais difícil para mim... cada ano dói mais a saudade que sinto dela!
    Obrigada pela linda mensagem e homenagem!
    Te amo muito.
    Beijos. Fer.

    ResponderExcluir
  4. Me emocionei com essa postagem, pois minha mãe tbm amava rosas, sempre que vejo esta flor me lembro dela e pude guardar para sempre na lembrança a sua emoção ao ganhar em seu aniversário uma única rosa minha, tenho ela guardada dentro de um livro até hj...

    Lindo esse post, e saiba que Deus colhe as mais belas flores para plantar em seu jardim... creio ser esta a unica razão para elas terem partido cedo demais... li isto em um livro e me fortaleceu mto...

    um forte abraço minha querida amiga e um super beijooo

    ResponderExcluir
  5. Que saudades da linda e querida Lu!!!

    Hoje meu pensamento e minhas orações estiveram com ela e com vocês.
    Há tempos ela e eu não nos víamos com frequência... mas o carinho não se abalava em nada por isso.
    E continua. Só que agora o carinho caminha junto com uma grande saudade.
    Quis te pedir prá ver o cantinho que fez prá ela, mas não sei porque não consegui.

    Vocês trouxeram ao mundo uma pessoa maravilhosa, que deixou marcas na vida de muitas pessoas e que foi - e ainda é - muito amada por todos nós.

    Tia, fiquem com Deus.

    Uma passagem linda de Chico Xavier:

    "...não te detenhas na terra que lhes resguarda as últimas relíquias da experiência no plano material...
    Contempla os céus em que mundos inumeráveis nos falam da união sem adeus e ouvirás a voz deles no próprio coração..."

    Muitos beijos, com muito amor.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida,sua sensibilidade e seu imenso amor contagia e emociona.Creia que ,o anjo Lu deixou ,aqui neste plano, o anjo Mãe p espalhar essa energia pura de amor universal.
    Que o anjo Lu receba com alegria essa linda homenagem.
    Beijos no seu coração.
    Solange

    ResponderExcluir
  7. Querida Etti,

    Não sei a data certa, mas acredito que tenha sido no verão de 1974. A Lu tinha por volta de 1 aninho. Vieste de Goiânia para Porto Alegre para nos visitar. Que dia Feliz. Naquele dia pude pegar a Lu no colo e ir com ela até o armazém para buscar algo que a havias pedido. Pude perceber a mãe amorosa, e o teu olhar de preocupação se eu cuidaria dela, afinal eu tinha apenas 12 anos. Fomos e voltamos, bem felizes pela rua.

    Em outra oportunidade, então com 16 anos, pude ir visitá-los em Curitiba, e daí já pude ver a Lu estudante e a Fernanda e Daniela, bem “pequenititas” e tão lindinhas. Íamos diariamente na loja Americanas comprar ioiô-crem. Lembro bem disto tudo.

    Sempre amei estas priminhas como minhas irmãs caçulas. Agradeço a Deus sempre por vocês.

    E falando sobre estas lembranças maravilhosas que a vida nos proporciona, fico pensando nas promessas de Deus.

    Entre as tantas, que Ele nos deixou, gostaria de hoje ficar com uma, que para mim é muito especial, pois nos remete à esperança de um dia estarmos novamente todos juntos, e diz o que teremos, inclusive para aqueles que “dormem” e que no ultimo dia ressuscitarão:
    E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse: Cap.21; Vers.: 1 a 7
    Amo Vocês.

    Beijos Tita.

    ResponderExcluir
  8. Querida Etti,
    Linda a sua homenagem... Eu também gostaria de homenagear a Lu, mas procurei um poema, uma música, e não achei nada que refletisse meus sentimentos... Então, apenas gostaria de dizer que, embora a Lu e eu estivéssemos um pouco distantes, principalmente em razão do caminho que seguimos na vida, ela em Floripa, eu em Curitiba, eu sempre pensei e ainda penso nela. Realmente, ela foi um anjo que passou por nossas vidas. Essa é a lembrança que guardo dela: uma pessoa alegre e sempre com uma palavra amiga, como na linda mensagem que ela lhe deixou... Sempre teremos muita saudades... Beijos a todos vcs,Deia.

    ResponderExcluir