sábado, 5 de março de 2011

MANDEVILLA

 DIPLADÊNIA - ROSA-DO-CAMPO
 

Ao olhar esta planta, há quem pense que se trata de uma alamanda-rosa  parece, mas não é: trata-se da mandevilla (Mandevilla sp.), também conhecida como dipladênia, mandevila ou jalapa-do-campo ou rosa-do-campo.

A mandevilla é originária do Brasil, mas só começou a ser notada com mais ênfase por aqui depois de conquistar os estrangeiros. Seu sucesso lá fora já é antigo, especialmente nos países europeus. E ela realmente tem tudo para agradar: produz grandes e belas flores - algumas variedades chegam a ter 10 cm de diâmetro! -; floresce cedo (ao atingir cerca de 60 cm, já começa a produzir botões florais) e tem um delicioso perfume, que muita gente jura lembrar o dos chicletes de tutti-frutti. Esse perfume, inclusive, inspirou o nome popular pelo qual a planta é conhecida lá fora: "brazilian jasmine" (jasmim-brasileiro). 


Nota: Eu plantei ao lado de uma árvore nativa, com muito mais de 6 m de altura e a floração se deu no topo da árvore. Só agora, de uma brotação lateral, é que ví as belas flores de perto.

 No clima brasileiro ela ainda é capaz de florir o ano todo, diminuindo sua intensidade de floração apenas no período do inverno. Por definição, a mandevilla é considerada uma trepadeira volúvel, que pode atingir até 6 metros. O que caracteriza o comportamento de uma trepadeira volúvel é a característica de seus ramos se enrolarem naturalmente nos suportes, sem a necessidade de amarrações. 
  
No paisagismo esta espécie tem sido muito procurada para formar cortinas-verdes pois, ao contrário de trepadeiras como as tumbérgias, a mandevilla não resulta no fechamento total da área onde cobre. Seu uso em pergolados e treliças resulta num belo efeito, mas a mandevilla também pode ser cultivada em vasos - é só providenciar um suporte para que ela se enrole e controlar seu crescimento por meio de podas.
 

 Nota: Essa tem o  miolo amarelo.
O solo ideal é o rico em matéria orgânica. Em vasos, usar uma mistura de 1 parte de terra comum, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. Deve ser regada moderadamente, apenas o suficiente para não deixar o solo seco. Sua propagação é por sementes ou estacas.
 Fonte: www.jardimde flores.com.br 


Belo visitante...


Já fotografei vários pica-paus no meu jardim, mas esse com topete branco foi a primeira vez. Estava numa árvore muito alta e por esse motivo não consegui uma foto com muita nitidez. É realmente muito lindo.



Tenha um lindo dia! 
 

"Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo." 




2 comentários:

  1. Olá, Etti. Vim visitar seu blog e estou justamente procurando uma trepadeira para cobrir um muro feio aqui em casa. Antes eu tinha nele o amor agarradinho, aquele que dá cachos delicados de flores cor de rosa. Só que essa trepadeira perde as flores e folhas numa boa parte do ano, e meu muro aparecia muito. Tirei e ainda não sei o que colocar. O muro recebe bastante sol, principalmente na parte da manhã.Você acha que a mandevilla daria certo aqui?Moro ao norte do estado de SP, aqui faz bastante calor.Se puder me ajudar eu agradeço. Um beijo e bom feriado

    ResponderExcluir
  2. esqueci de comentar, lindo pica-pau. Nunca vi um desses por aqui

    ResponderExcluir