quarta-feira, 30 de março de 2011

EUPHORBIA

B I C O - D E - P A P A G A I O



Também conhecida como flor-de-páscoa, folha-de-sangue, e poinsétia, a euphorbia é um arbusto semi-lenhoso, leitoso originário do México, de 2 a 3 m de altura. Folhas membranáceas, decíduas em invernos mais acentuados e as vezes variegadas.

No inverno formam-se bracteas que lembram folhas, ricamente coloridas de vermelho, branco. rosa ou amarelo, em volta das flores pequenas, de cor amarela.
 
As plantas prestam-se para formação de renques, conjuntos ou planta isoladas, podendo ser podadas para formar ramagem mais compacta. Planta tropical, não tolera geadas.

Multiplica-se facilmente por processo de estaquia, preparadas no inveno.
arara
Obs.: Minha mãe chamava essa planta de arara.


"O paraíso é uma questão pessoal."

 Divido com você um pedaço do meu paraíso. É aqui que planto minhas flores e mostro com o maior carinho para você que, assim como eu, também ama a natureza. 


Tenha um lindo! 


"Se você espera progresso e milagres em seu caminho, não pare de trabalhar."



sábado, 26 de março de 2011

MANDACARU




O mandacaru (Cereus jamacaru) é uma planta da família das cactáceas. É comum no nordeste brasileiro e não raro, atinge até mais de 5 metros de altura.

Existe uma variedade sem espinhos, usada na alimentação de animais. A variedade comum é altamente espinhenta e também é usada na alimentação de animais, quando seus espinhos são queimados ou cortados. 

O mandacaru resiste a secas, mesmo das mais fortes.

As flores desta espécie de cactos são brancas, muito bonitas e medem aproximadamente 30cm de comprimento. 

Os botões das flores geralmente aparecem no meio da primavera e cada flor dura apenas um período noturno, ou seja, desabrocham ao anoitecer e ao amanhecer já começam a murchar. 

Seu fruto tem uma cor violeta forte. A polpa é branca com sementes pretas minúsculas, e é muito saborosa.
Fonte: wikipédia.



NOTA: moro no Sul, e aqui também o mandacaru é bastante comum. O do meu jardim  é nativo. Essa planta fica em cima de uma pedra ao lado do meu quarto, e ontem quando fui fechar a janela, a flor estava lá, linda e perfumada. Corri para fotografá-la pois sabia que pela manhã ela já não estaria mais.

 

 Xote Das Meninas

Luiz Gonzaga e Zé Dantas

Mandacaru

Quando fulora na seca
É o siná que a chuva chega
No sertão
Toda menina que enjôa
Da boneca
É siná que o amor
Já chegou no coração...

Meia comprida
Não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado
Não quer mais vestir chitão...
Ela só quer

Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar..
.

Obs.: Essa música eu cantei muito para minhas meninas, e elas adoravam e só depois de grandes é que conheceram a planta.


Tenha um lindo dia!


Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles.
                                                                                                                                                          Mateus 7:12



quarta-feira, 23 de março de 2011

ALOCASIA SANDERIANA

PUNHAL-MALAIO


Herbácea perene, rizomatoza de folhagem decorativa de 0,80-1,5 m de altura, originária das Filipinas. Folhas de pecíolo longo com manchas claras e escuras transversais, triangular-cordiformes, dois recortes da base alongados, estreitadas em direção ao ápice; face de cima verde-escura com brilho metálico, nervuras principal e secundárias cinza-prateada, margens com filete da mesma cor e recortes rasos ondulados, razão do nome popular.

Inflorescência sem interesse ornamental. Cultivada em vasos mantidos em locais abrigados,  protegidos do vento, do sol e de temperaturas baixas.

Multiplica-se por divisão da planta, acompanhada do respectivo rizoma, preferencialmente no verão.

 
BORBOLETA NA JANELA

 
Sempre fico feliz com suas visitas.

alijn76.gif Divider image by kathy08_01_2008

UM PRESENTE PARA VOCÊ


Faz alguns anos que tenho essa orquídea e ela floresceu pela primeira vez nesse momento que preciso de alegria. Fiquei maravilhada com a delicadeza de suas flores. Por achá-la tão linda  presenteio você. A beleza da natureza sempre me emociona.

Tenha um lindo dia!


"Ser gentil é mais importante do que estar com a razão."


domingo, 20 de março de 2011

EUGENIA UNIFLORA

PITANGUEIRA



Arbusto ou árvore pequena, de tronco um pouco tortuoso e de casca fina. Tem ramificação densa e fina, formando longa ramagem pendente. As folhas são delicadas, opostas, de formato oval-alongadas e caem antes do aparecimento das flores. Se amassadas quando frescas exalam um odor suave e agradável, em virtude de seus numerosos canais produtores de óleos aromáticos.

As flores miúdas de cor branca nascem nas axilas das folhas. O fruto é uma baga globosa e achatada, caneladas ou em gomos. Quando maduros exibem uma coloração vermelha. São suculentos de sabor agridoce e muito apreciados ao natural, ou transformados em doces ou licores.

Os passarinhos são responsáveis por sua propagação, pois comem os frutos e espalham as sementes. Frutifica geralmente, a partir de 3 anos de seu plantio. É originária do Brasil.

Curiosidade: o nome pitanga provém do Tupi pitag, que significa vermelho.
                   É utilizada para combater diarréias infantis, verminoses, bronquites, tosse, febre e hipertensão arterial. As folhas são utilizadas frescas ou secas ao sol, em local ventilado e sem umidade.
             

SAUDADE...
     
Hoje presto minha homenagem ao querido irmão Pedro, (dia 21 é seu aniversário) que partiu dia 13 e veio, através de sonho,  me presentear com um belo sorriso e uma linda pitanga. Pedro querido, todos que tiveram a felicidade da tua companhia ficaram muito triste com tua partida, mas com certeza o céu ficou muito feliz com tua chegada. É muito bom ter você como irmão. Fique em paz e que Deus te dê um belo lugar.


PEDRO FÉLIX ALVES
 
  Tenha um lindo dia!  


"Eu aprendi que sempre posso orar por alguem, quando não houver forças para ajudar de alguma outra forma."




quinta-feira, 17 de março de 2011

SETE-LÉGUAS

S E T E - L É G U A S


Trepadeira semi lenhosa, muito vigorosa, originária da Oceania, Austrália e Arquipélago Malaio, de folhagens perene e decorativa. Folhas compostas pinadas. O nome comum deve-se aos ramos longos que emite, atingindo grandes espaços.

Inflorescências terminais contituídas por flores de cor rósea com venação avermelhada, esparsa por toda a planta, formadas durante quase o ano todo.


Cultivada para revestir caramanchões grandes, muros ou cercas extensas. É tolerante a baixas temperaturas, não se desenvolvendo bem em regiões tropicais.

Eventualmente produz frutos cujas sementes podem ser semeadas, mas é multiplicada principalmente por meio de estacas cortadas no final do inverno.

Nota: tenho essa trepadeira à mais de seis anos e só agora floresceu.


 COGUMELOS ME ENCANTAM


Diz uma história que a nobre italiana Lucrécia Bórgia (1480-1519) costumava oferecer aos seus inimigos poções à base de cogumelos venenosos. Outra lenda sustenta que o imperador francês Napoleão Bonaparte (1769-1821) só conseguiu gerar um filho graças aos efeitos afrodisíacos das trufas - espécie de cogumelos subterrâneos. Já povos antigos que habitavam a região de Kamchatka, extremo leste da União Soviética, mascavam algumas espécies alucinógenas, a pretexto de encontrar assim o espírito nelas oculto. A razão para tanto folclore é simples: segundo a bióloga Vera Bonini, do Instituto de Botânica de São Paulo, existem nada menos de 200 mil espécies desses fungos, assumindo formas e cores diversas, capazes de brotar até em meios os mais inóspitos.




Tenha um lindo dia! 
"Não permita que a dificuldade lhe abra a porta do desânimo porque a dificuldade é o meio de que a vida se vale para melhorar-nos em habilitação e resistência." 


segunda-feira, 14 de março de 2011

PATA-DE-VACA

PATA-DE-VACA


A pata-de-vaca (nome popular), também conhecida como casco-de-vaca, ceroula-do-homem, unha de anta e vários outros nomes, é uma árvore com folhas alternadas com dois folíolos unidos pela base o que lhe dá o aspecto de uma pata de vaca. A árvore é enontrada em todo Brasil e ao norte da Argentina.

As flores, de cor branca, apresentam pétalas desiguais, filiformes. O fruto é uma vagem contendo várias sementes. Reproduz-se por sementes e é de fácil cultivo, não sendo exigente quanto ao solo e clima.

As folhas, as cascas dos ramos e as flores são usadas em chás e servem para tratar diabetes, serve também como diurético, contra diarréias e até como calmante.

Além de todos os benefícios é uma bela árvore com flores lindíssimas, de um branco leite que se destaca em qualquer jardim.



EU E MEUS SAPOS

Na década de 90 morávamos em um apartamento que tinha uma porta tipo vai-e-vem da cozinha para a copa. A porta estragou e na correria do dia-a-dia não encontrava alguém que arrumasse. Um dia passeando no shopping vi esse sapo e verifiquei que o seu peso serviria para manter minha porta sempre aberta. Na época nem pensava que os sapos entrariam na moda. Levei o sapo e o coloquei na porta. O sapo fez tanto sucesso e sempre que as pessoas  queriam me presentear me davam sapos. Hoje tenho vários, (porém esse foi o único que comprei) dentro de casa, no jardim, nos banheiros.

Tenho uma sobrinha, que (na época estava sem marido) olhando o sapo me disse: " Etti, esse sapo me olha de um modo tão simpático, será que se eu beijá-lo, não se transforma num príncipe?"
Rimos muito e sempre me lembro desse comentário bem humorado.

Esses estão embaixo de um pé de romã.
Aprendi a gostar dos sapinhos e soube que trazem sorte porque saltam sempre para frente e para o alto.
O sapo tem grande pretígio entre os índios. Eles são apreciadas por prenunciar a chuva e por seus poderes de limpeza e purificação.
 Os sapos têm sido símbolo de prosperidade, saúde e abundância em algumas culturas; e de fertilidade em outras. Os irlandeses acreditam que sapos são capazes de pregar peças nas pessoas.

Fonte: mania de sapo. 



 
Tenha um lindo dia. 
homork.gif (23400 bytes)  

"O saber é o que amplia a vida, permitindo à alma experimentar as mais acentuadas manifestações de felicidade e bem estar."


sexta-feira, 11 de março de 2011

CALADIUM MULTICOR

CORAÇÃO DE JESUS

Também conhecida como tinhorão, tajá o caladio pertence ao grande grupo de plantas bulbosas, eretas, acaule, entouceiradas, originárias da América Tropical, principalmente do Brasil, de folhas notáveis e variadamente coloridas em diferentes desenhos, obtido geralmente por hibridação de diversas espécies.

Inflorescências produzidas no fim do verão sem valor ornamental.

Deve ser cultivada na sombra ou meia-sombra, em locais protegidos do vento e rico em matéria orgânica e abundante umidade.
Produzem bulbos que passam por um período de repuso vegetativo durante o inverno, perdendo totalmente as folhas. Aproveita-se essa fase para arrancar os bulbos, dividi-los ou não preparar a terra e plantá-los novamente no fim do inverno. A germinação vai de 10 a 15 dias.



FLOR DE CACTO


Essa é a bela flor do cacto coltela, também conhecido como pitainha peluda e pitaya costela. Ela só abre a noite, mas é um espetáculo para os olhos e alma. Os cactos compõem uma das espécies mais conhecidas de plantas suculentas e caracterizam-se por sobreviver em condições extremas de seca, pois acumulam água em seus caules, flores e raiz.


Tenha um lindo dia.

"O amor exige paciência, esforço e perseverança, e exige também convicções profundas."

 

terça-feira, 8 de março de 2011

PLECTRANTO

PLANTA-VELA


Herbácea perene, muito ramificada, baixa, originária da India, de 15-20 cm de altura, de folhagem densa e ornamental. Ramos com folhas aromáticas ou não, pequenas, verde-escuras e dentadas. A variedade mais cultivada geralmente é "Marginatus", cujas folhas tem as margens branco-leitosas, da qual decorre uma forma de folhas mais rijas.

As flores são insignificantes, branco arroxeadas, reunidas em inflorescências terminais eretas.

Destina-se a forrações a meia-sombra, em canteiros ricos em húmus, de boa drenagem e mantidos úmidos. Também para vasos como planta pendente. 

É tolerante a baixas temperaturas e multiplica-se facilmente por divisão das plantas entouceiradas, preparadas em qualquer época do ano e acomodadas em local protegido.

 
CANÁRIO NO ARAÇAZEIRO



 CANÁRIO-DA-TERRA

Os filhotes do canário são de cor cinzenta ou parda, independente do sexo.
Quando adultos, os machos têm cor predominantemente amarela e as fêmeas um tom pardo ou amarelo misto.
Os machos podem brigar entre si por fêmas - que geralmente atiçam as brigas - até a fuga de um dos canários.
Tanto machos quanto fêmeas cantam. A alimentação é tipicamente constituída de sementes.

 Esse comedouro no meu jardim tem os canários como frequentadores assíduos.

ARAÇAZEIRO

 É utilizado em várias aplicações. Seus frutos de sabor delicioso são consumidos ao natural ou usados como ingrediente na produção de doces, sorvetes e bebidas. Suas folhas e os brotos novos fornecem matéria corante. Suas raízes são tidas como diuréticas e antidiarréicas.  Quanto ao aspecto nutritivo, o araçá possui vitamina A, B, C, além de altas taxas de proteína e carboidratos. A espécie apresenta potencial para conquistar um lugar de destaque no mercado nacional e internacional, principalmente como refresco natural, podendo ainda ser comercializada como polpa congelada ou suco engarrafado.


Tenha um lindo dia!
"Na incerteza do amanhã aproveite o hoje para ser feliz."



sábado, 5 de março de 2011

MANDEVILLA

 DIPLADÊNIA - ROSA-DO-CAMPO
 

Ao olhar esta planta, há quem pense que se trata de uma alamanda-rosa  parece, mas não é: trata-se da mandevilla (Mandevilla sp.), também conhecida como dipladênia, mandevila ou jalapa-do-campo ou rosa-do-campo.

A mandevilla é originária do Brasil, mas só começou a ser notada com mais ênfase por aqui depois de conquistar os estrangeiros. Seu sucesso lá fora já é antigo, especialmente nos países europeus. E ela realmente tem tudo para agradar: produz grandes e belas flores - algumas variedades chegam a ter 10 cm de diâmetro! -; floresce cedo (ao atingir cerca de 60 cm, já começa a produzir botões florais) e tem um delicioso perfume, que muita gente jura lembrar o dos chicletes de tutti-frutti. Esse perfume, inclusive, inspirou o nome popular pelo qual a planta é conhecida lá fora: "brazilian jasmine" (jasmim-brasileiro). 


Nota: Eu plantei ao lado de uma árvore nativa, com muito mais de 6 m de altura e a floração se deu no topo da árvore. Só agora, de uma brotação lateral, é que ví as belas flores de perto.

 No clima brasileiro ela ainda é capaz de florir o ano todo, diminuindo sua intensidade de floração apenas no período do inverno. Por definição, a mandevilla é considerada uma trepadeira volúvel, que pode atingir até 6 metros. O que caracteriza o comportamento de uma trepadeira volúvel é a característica de seus ramos se enrolarem naturalmente nos suportes, sem a necessidade de amarrações. 
  
No paisagismo esta espécie tem sido muito procurada para formar cortinas-verdes pois, ao contrário de trepadeiras como as tumbérgias, a mandevilla não resulta no fechamento total da área onde cobre. Seu uso em pergolados e treliças resulta num belo efeito, mas a mandevilla também pode ser cultivada em vasos - é só providenciar um suporte para que ela se enrole e controlar seu crescimento por meio de podas.
 

 Nota: Essa tem o  miolo amarelo.
O solo ideal é o rico em matéria orgânica. Em vasos, usar uma mistura de 1 parte de terra comum, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. Deve ser regada moderadamente, apenas o suficiente para não deixar o solo seco. Sua propagação é por sementes ou estacas.
 Fonte: www.jardimde flores.com.br 


Belo visitante...


Já fotografei vários pica-paus no meu jardim, mas esse com topete branco foi a primeira vez. Estava numa árvore muito alta e por esse motivo não consegui uma foto com muita nitidez. É realmente muito lindo.



Tenha um lindo dia! 
 

"Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo." 




quarta-feira, 2 de março de 2011

TREVO DE QUATRO FOLHAS

TREVO DA SORTE


Um trevo de quatro folhas é uma folha de trevo que apresenta quatro em vez dos normais três folíolos comuns na maioria das espécie do genêro trifolium a que pertencem os trevos. Com origem nas antigas tradições dos povos celta acredita-se que encontrar um trevo-de-quatro-folhas é um sinal de boa sorte pelo que o trevo-de-quatro-folhas é usado em iconografia diversa e como imagem na linguagem corrente. A procura de trevos-de-quatro-folhas levou ao surgimento de cultivares e de técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir.

Observe a delicada flor do trevo...


Existem trevos de quatro folhas que podem ser cultivares, porém, eles têm necessidade de uma temperatura média de aproximadamente 25 graus
Precisam de chuva constante, ou, se forem criados dentro de casa, precisam ser regados pelo menos três vezes na semana. Dependendo da quantidade de luz que recebem, suas folhas podem ficar bem grandes, chegando a "rasgar" as extremidades.
São plantas dormideiras, precisando de, pelo menos, oito horas de escuridão para que tenham um bom desenvolvimento.
Fonte: wikipédia. 


 LENDA DO TREVO DE QUATRO FOLHAS

 Os antigos magos druídas que viveram na Inglaterra por volta do ano 300 A.C. acreditavam que quem possuísse um trevo de quatro folhas poderia absorver os poderes da floresta e a sorte dos deuses e com isso também eles teriam o dom da Prosperidade. A lenda oferece a crença que pra se ter sorte com o trevo de quatro folhas é preciso ganho-lo.
Uma curiosidade sobre a lenda é que cada folha do trevo teria um significado, sendo eles:

*ESPERANÇA
*FÉ
*AMOR
*SORTE.
O número de folhas representaria um ciclo completo,assim como as 4 estações, as 4 fases da lua e os 4 elementos da natureza: água, ar, terra e fogo.
Fonte: Exoticlic
Muita sorte


 Tenha um lindo dia!

"Sorte é acreditar que você têm sorte."
(Tennessee Williams)